Série Minimalista | ‘A morte de um caixeiro-viajante’

Publicado em: 12/02/2015 |

A Série Minimalista da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco desta semana traz a obra mais encenada do dramaturgo norte-americano Arthur Miller (1915-2005).

Escrita em 1949, a obra vai contra a história clássica da queda do herói para falar sobre Willy Loman, um caixeiro-viajante de mais de 60 anos que tem sonhos de grandeza, mas testemunha sua vida indo no caminho contrário, decaindo tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

No centro da trama está a relação de dependência entre Willy e seu filho, Biff, em quem tenta enxergar o sucesso que ele próprio não conseguiu alcançar.

Tida como uma crítica ácida ao ideal do “sonho americano”, atacando a ideia de sucesso por meio do empreendimento econômico, o texto foi encenado no mesmo ano de sua criação, sendo apresentado por 742 vezes.

Com a peça, Miller venceu um Prêmio Pulitzer e três Prêmios Tony, bem como o prémio do Círculo de Críticos de Teatro de Nova Iorque, sendo a primeira a conseguir os três prêmios.

O artista, que já havia sido alçado ao patamar dos grandes autores do país por trabalhos como este e “As bruxas de Salem”, ganhou ainda mais visibilidade ao casar com Marilyn Monroe. O casamento durou de 1956 até 1961.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected]ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis