Série Grande Cenógrafos: Darcy Penteado

Publicado em: 06/04/2021

 

A SP Escola de Teatro  segue em sua série de minibiografias de grandes cenógrafos da história do teatro mundial.

Na lista, há importantes nomes, como Edward Gordon Craig, Daniela Thomas e Darcy Penteado.

Nesta terça-feira, 06, o homenageado é o grande Darcy Penteado; confira!

 

O artista plástico, cenógrafo, ilustrador, figurinista e pioneiro militante dos movimentos LGBTQIA+ brasileiro, Darcy Penteado nasceu em São Roque (SP) em 1926, onde viveu grande parte da sua infância.

Conhecido por ser autodidata e sua enorme criatividade, ainda criança já circulava pelas escolas da cidade com um teatro de fantoches e marionetes, criado por ele e seus irmãos, até mudar-se para São Paulo com 10 anos de idade para viver com sua avó e se dedicar aos estudos.

Série Grandes Cenógrafos: Edward Gordon Craig

Estreou profissionalmente como ilustrador em 1948, trabalhando em agências de publicidade e como figurinista de revistas. A partir desta data, passou a se destacar no meio profissional e expor suas obras regularmente no Museu de Arte Moderna de São Paulo e bienais, dentro e fora do Brasil.

No início dos anos 1950, passou a trabalhar no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), confeccionando máscaras para a produção de Antigone, dirigido por Adolfo Celi, além de estar nas produções de A Calça, de Carl Sternheim; e Iolanda, de Curt Goetz, ambas dirigidas por Antunes Filho no Teatro de Lotte Sievers, e É Proibido Suicidar-se na Primavera, para a Companhia Nicette Bruno, essa última lhe rendendo o Prêmio Governador do Estado.

Série Grande Cenógrafos: Daniela Thomas

Em paralelo com a cenografia, ilustrou livros e contos de escritores brasileiros como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Graciliano Ramos, entre outros.

Vale destacar que Darcy Penteado foi um dos grandes pioneiros do movimento pelos direitos das causas lgbtqia+ no Brasil, principalmente durante os anos de Regime Militar.

 




Relacionadas:

Notícias | 16/ 04/ 2021

Artistas egressos da SP participam de filme-teatro A história de Cy, que aborda o amor próprio

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2021

Processo Seletivo 2/2021: Confira o resultado da análise dos recursos dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2021

Ana Clara Soares, estudante de sonoplastia da SP, assina trilha sonora de espetáculo de dança

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign