SP Escola de Teatro

Série Grande Cenógrafos: Darcy Penteado

A SP Escola de Teatro  segue em sua série de minibiografias de grandes cenógrafos da história do teatro mundial.

Na lista, há importantes nomes, como Edward Gordon Craig, Daniela Thomas e Darcy Penteado.

Nesta terça-feira, 06, o homenageado é o grande Darcy Penteado; confira!

O artista plástico, cenógrafo, ilustrador, figurinista e pioneiro militante dos movimentos LGBTQIA+ brasileiro, Darcy Penteado nasceu em São Roque (SP) em 1926, onde viveu grande parte da sua infância.

Conhecido por ser autodidata e sua enorme criatividade, ainda criança já circulava pelas escolas da cidade com um teatro de fantoches e marionetes, criado por ele e seus irmãos, até mudar-se para São Paulo com 10 anos de idade para viver com sua avó e se dedicar aos estudos.

Série Grandes Cenógrafos: Edward Gordon Craig

Estreou profissionalmente como ilustrador em 1948, trabalhando em agências de publicidade e como figurinista de revistas. A partir desta data, passou a se destacar no meio profissional e expor suas obras regularmente no Museu de Arte Moderna de São Paulo e bienais, dentro e fora do Brasil.

No início dos anos 1950, passou a trabalhar no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), confeccionando máscaras para a produção de Antigone, dirigido por Adolfo Celi, além de estar nas produções de A Calça, de Carl Sternheim; e Iolanda, de Curt Goetz, ambas dirigidas por Antunes Filho no Teatro de Lotte Sievers, e É Proibido Suicidar-se na Primavera, para a Companhia Nicette Bruno, essa última lhe rendendo o Prêmio Governador do Estado.

Série Grande Cenógrafos: Daniela Thomas

Em paralelo com a cenografia, ilustrou livros e contos de escritores brasileiros como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Graciliano Ramos, entre outros.

Vale destacar que Darcy Penteado foi um dos grandes pioneiros do movimento pelos direitos das causas lgbtqia+ no Brasil, principalmente durante os anos de Regime Militar.