Série de eventos homenageia Tennessee Williams na SP Escola de Teatro

Publicado em: 06/03/2018 |

Conhecido por peças como “Um Bonde Chamado Desejo” e “À Margem da Vida”, Tennessee Williams é um dos principais dramaturgos do teatro norte-americano. Foto: Reprodução

Neste mês de março, uma série de eventos na SP Escola de Teatro celebra os 106 anos do dramaturgo Tennessee Williams (1911-1983), um dos principais representantes do teatro norte-americano do século 20. Além de leituras dramáticas de textos do autor, a sede Roosevelt da Instituição recebe ainda o lançamento de livros relacionados a Williams e debates sobre suas obras. As atividades acontecem aos sábados (nos dias 10, 17 e 24) e são gratuitas.

O evento começa no dia 10, às 15h, com uma leitura dramática de “Não Será Sobre Rouxinóis”, texto raramente encenado. Com direção e tradução de Augusto César, do Grupo Tapa, a leitura narra uma rebelião de presos e levanta questões sobre liberdade e injustiças sociais. Após a atividade, há um debate com a participação das pesquisadoras Maria Sílvia Betti (USP) e Viviane Narvaes (Unirio).

No sábado seguinte (17) também às 15h, as atrizes Gisele Freire e Rita Giovanna fazem leituras dramáticas de outras duas peças de Williams, “Por Que Você Fuma Tanto, Lily?” e “Algo Não Dito”. Os contornos históricos, sociais e políticos dos textos são analisados no livro “Tennessee Williams: Algo Não Dito”, do pesquisador Luis Marcio Arnaut, que lança a obra no mesmo dia e estará presente para um debate sobre as peças com as atrizes.

Luis Marcio Arnaut volta no sábado (24) como diretor da leitura “E Contar Tristes Histórias das Mortes das Bonecas…”, encenada a partir das 15h. As celebrações de Tennessee Williams são encerradas com o lançamento do livro “Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil”, da professora Maria Silvia Betti (USP), que estuda os dramaturgos americanos Eugene O’Neill, Tennessee Williams e Jean-Claude van Itallie.

Durante o evento, os livros lançados serão vendidos por R$ 40.

Notícias | 13/ 12/ 2023

Veja como foi a 2ª Edição do Sarau Amor em SP

Notícias | 24/ 05/ 2023

“Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams, estreia em 2 de junho no Tucarena sob direção de Nelson Baskerville