Seminário Cenas Modernas: 1922 e além tem Zé Celso entrevistado por Letícia Coura em encontro nesta quarta, 29

Publicado em: 28/09/2021 |

Nesta quarta-feira, 29, o Seminário digital “Cenas Modernas: 1922 e além” terá seu último encontro transmitido no Youtube da SP Escola de Teatro, como parte das atividades que a Escola promove em torno da Semana de Arte moderna de 1922, antecipando as discussões em torno do centenário. No evento será entrevistado uma das maiores personalidades da cena brasileira, o diretor José Celso Martinez Correia, mais conhecido como Zé Celso.

Ele,  que além de diretor também é autor, ator e encenador desde a década de 1960, se tornou um dos maiores expoentes teatrais nos anos 1970, com influência do experimentalismo da contracultura, marcando a história das artes cênicas nacionais com suas produções de montagens de criações coletivas.

Seminário Cenas Modernas: 1922 e além aborda a comédia e o palhaço em torno de Piolin, Xamego e o Circo dos pretos neste sábado, 25

Ainda estudante na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Zé Celso fundou o Teatro Amador Oficina que se tornou o vanguardista Teatro Oficina Uzyna Uzona. Das peças produzidas pelo diretor estão a montagem histórica de “O rei da vela” (1967), de Oswald de Andrade, a produção do texto modernista considerado impossível de ser transposta para os palcos, por conta de seu ‘caráter verborrágico e transgressor’, se encaixou no estilo e estética propostas pelo Teatro Oficina. Além disso, Zé Celso reinventou criticamente a ideia de antropofagia sob a influência e os chamados do Brasil que se deslocou com o tempo.

Quem guiará a entrevista será a atriz e compositora Letícia Coura. Mestre em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, ela trabalhou por quase 20 anos com o Teatro Oficina e interpretou, entre outros papéis, Tarsila do Amaral no espetáculo “Macumba Antropófaga”.

Cenas Modernas: 1922 e além. Foto: Divulgação SP Escola de Teatro

29/9, 19h – Antropofagia moderna, cena contemporânea

Letícia Coura entrevista José Celso Martinez Correa

Seminário “Cenas Modernas: 1922 e além”-