Seminário Cenas Modernas: 1922 e além aborda a comédia e o palhaço em torno de Piolin, Xamego e o Circo dos pretos neste sábado, 25

Publicado em: 23/09/2021 |

Mariana Gabriel, Ermínia Silva e Hugo Possolo/Foto: Divulgação

Neste sábado, 25 de setembro, ocorre o penúltimo encontro do Seminário digital “Cenas Modernas: 1922 e além” que será transmitido no Youtube da SP Escola de Teatro.

O evento pertence ao conjunto de atividades promovidos pela instituição que adiantam discussões acerca do centenário da Semana de Arte moderna de 1922.

00

A mesa, que ocorre as 11h, terá um tema que foi inspirador dos modernos dos anos 20: O circo e a arte do palhaço.   Hugo Possolo , ator, palhaço, um dos fundadores do grupo Parlapatões de comédia e ex-diretor do  Theatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte, mediará o evento.

Esse também contará com a presença de Ermínia Silva, professora, pesquisadora e autora de dois livros sobre o tema (Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil (Altana, 2007); e Respeitável Público… o circo em cena (Funarte, 2009). Ela falará sobre Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, um personagem influente durante e após o período modernista. A cineasta Mariana Gabriel, membra de uma família de palhaços, se juntará a ela para falar com propriedade sobre a primeira palhaça negra do Brasil: Xamego, Dona Maria Eliza Alves, a qual na realidade foi sua avó.

Seminário digital “Cenas Modernas: 1922 e além”- Encontro 5

25/9, 11h – O teatro brasileiro é palhaço: em torno de Piolin, Xamego e o Circo dos pretos

Mariana Gabriel e Ermínia Silva. Mediação: Hugo Possolo.

Confira toda a programação AQUI

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024