Semana do Circo comemora aniversário do Palhaço Piolin com programação gratuita

Publicado em: 17/03/2017 |

Exposição “Hoje Tem Espetáculo”. Foto: Centro de Memória do Circo

O Centro de Memória do Circo, sediado na Galeria Olido, comemora o aniversário do Palhaço Piolin e o “Dia do Circo no Brasil” com uma semana inteira de atividades gratuitas. A programação, que ocorre entre 24 e 29 de março, inclui sessões comentadas de cinema, exposições, bate-papo e números circenses.

Uma das atrações é uma visita monitorada à exposição “Hoje Tem Espetáculo”, que exibe mais de 300 imagens, maquetes, documentos e um material audiovisual. O acervo foi separado em três núcleos: “linha do tempo”, “artes do circo” e “artistas e famílias de destaque”.

O espectador também é convidado a aprender um pouco mais sobre a data comemorativa e a importância do Palhaço Piolin na palestra “Piolin, Paissandu e o Dia do Circo”, com a atriz, palhaça e pesquisadora Verônica Tamaoki.

Na segunda-feira, 27, a Olido recebe mais uma edição da ocupação “Circo no Beco”, uma reunião de artistas circenses e das artes plásticas.

Já o “Cine Circo Comentado” exibe dois filmes seguidos por diálogos com artistas convidados. O primeiro deles, no dia 28, é o drama musical “Tico Tico no Fubá”, de Adolfo Celi, comentado pelo palhaço Hugo Possolo, coordenador do Curso Regular de Atuação, na SP Escola de Teatro.

A segunda sessão projeta o documentário “Piolin, o Corpo e a Alma do Circo”, comentado pelo diretor e pesquisador Walter Sousa Jr. Além da programação, o espaço serve as comidinhas preparadas pela Mestra Amercy Marrocos.

Criado pelos modernistas na década de 1920, o “Dia do Circo no Brasil” é uma homenagem ao Palhaço Piolin, personagem do saudoso artista Abelardo Pinto (1897-1973), que, graças a seu enorme talento, marcou a história das artes circenses no país. A data, 27 de março, comemora o aniversário dele.

Semana Piolin – Comemoração do Dia do Circo
Centro de Memória do Circo – Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473, Centro. (11) 3397-0177.
De 24 a 28/3. Grátis

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024