EN | ES

Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana continua nesta terça, 6. Conheça os participantes das mesas!

Publicado em: 06/09/2022 |

Continua nesta terça-feira, 06, a Semana de Pedagogia Teatral Ibero- americana, promovida pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal.

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

Os eventos são online, transmitido pelo Youtube da SP Escola de Teatro, e acontecem nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, com acesso gratuito e tradução simultânea do espanhol.

A iniciativa reúne pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.

Confira a seguir quem são os convidades, convidadas e convidados desse segundo dia dia:

6/9, 10h | MESA 3 – Ensino da Dramaturgia
Jorge Louraço Figueira (Portugal)
Jorge Palinhos (Portugal)
Paula Autran (Brasil)
Mediação: Luisa Pinto (Portugal)

Jorge Louraço Figueira (Portugal)
Escreveu as peças As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso, entre outras. Fez a Oficina de Escrita Teatral de Antonio Mercado, no TNSJ; o Seminário Traverse Theatre, com Enda Walsh e John Tiffany, nos Artistas Unidos; a Residência Internacional do Royal Court Theatre; e o Seminário de Escrita Teatral de J. S. Sinisterra, no Teatro Nacional Dona Maria II. Foi coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE, Porto; crítico de teatro do jornal Público; e dramaturgo residente no Teatrão, Coimbra. Entre outros ensaios, publicou Livro dos Exílios Reais e Imaginários, sobre o FITEI, e Verás que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias, de São Paulo.

Jorge Palinhos (Portugal)
É escritor, docente universitário e investigador. Obras suas já foram apresentadas em Portugal, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, República Checa, Suíça e Sérvia. É docente na Escola Superior Artística do Porto, na Escola Superior de Teatro e Cinema-IPL, e investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, onde coordena o grupo de investigação em Artes Performativas.

Paula Autran (Brasil)
É doutora e mestre em artes cênicas pela ECA/USP. Jornalista, dramaturga, escritora e professora de dramaturgia. Tem dez peças encenadas, entre elas “O Armário Mágico”, com o qual foi indicada à autora revelção no Prêmio FEMSA de teatro. Foi integrante do círculo de dramaturgia, do CPT, de Antunes Filho e do workshop do Royal Court Theatre. Entre seus dez livros publicados está: “O Pensamento dramatúrgico de Augusto Boal. As lições da EAD”, da Desconcertos Editora.

Luisa Pinto (Portugal)
É Doutorada em Estudos Artísticos, na especialidade de Artes/Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra. Encenadora, atriz, professora na Escola Superior Artística do Porto e na Universidade de Trás os Montes. Diretora artística da companhia de Teatro Narrativensaio-AC e investigadora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo /ESAP. Dirigiu mais de trinta peças de teatro que foram apresentadas em vários palcos do pais e internacionalmente. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional, todos com apresentações públicas fora dos muros da prisão com elencos constituídos por atores profissionais e reclusos/as. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão e corealizadora da Longa metragem O Filho Pródigo, este último contou com exibições nos seguintes festivais: The independente Cinematography Award – Inglaterra; Vsuvios international Film Festival – Itália; Cluj-Napoca- Roménia; Porto Femme – Portugal, Festival Satyrianas – Brasil.

6/9, 15h | Mesa 4 – Prática e formação na iluminação cênica no Brasil e na Argentina
Guilherme Bonfanti (Brasil)
Eli Sirlin (Argentina)
Gonzalo Córdova (Argentina)
Iara Souza (Brasil)
Mediação: Lucia Acuña (Uruguai)

Guilherme Bonfanti
Light Designer, desenvolveu dezenas de projetos de iluminação por todo o país e exterior. É um dos fundadores do Teatro da Vertigem, junto com Antonio Araujo. Trabalhou com diversos profissionais na área do teatro, dança, música, exposições e arquitetura. Destaque para seus projetos nas XXIII , XXIV e XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo, III e V Bienal Internacional de Arquitetura, Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 anos Artes Visuais. Recebeu diversos prêmios e indicações, destaque para Shell, APCA, Mambembe, Apetesp, Panamco.

Eli Sirlin (Argentina)
Arquitecta UBA, profesora de Bellas Artes, diseñadora de luces en espectáculos, arquitectura y arte lumínico. Docente de iluminación en FADU, UBA y directora de la Licenciatura en diseño de iluminación de espectáculos de la UNA. Es miembro activo de asociaciones internacionales de iluminación (IALD, EILD). Ha publicado, entre otros, el libro, “La luz en el Espectáculo”, reeditado por UNA.libros en 2021 desde el libro editado por el INT en 2005, ganador del Premio Teatro del Mundo en el rubro Ensayística. Por su labor artística en espectáculos ha sido galardonada con varios premios en iluminación de espectáculos (Florencio Sanchez, Trinidad Guevara, ACE, María Guerrero, Teatro del mundo). Recibió en premio CITI 2015 a la mujer creativa y diploma Konex a la trayectoria de la última década en el rubro iluminación en 2011 y 2021 y Premio Konex de Platino en 2021.

Gonzalo Córdova (Argentina)
Trabaja en iluminación y escenografía escénica desde el año 1989 en diferentes companias en Opera, Teatro y Danza. Ha sido reconocido con los premios mas importantes de la Argentina.Es Docente de la Universidad Nacional de las Artes de Historia del Espectáculo y Diseño Proyectual, tiene editados dos libros sobre iluminación escénica. Es presidente de la asociación de diseñadores de la argentina ADEA.

Iara Souza (Brasil)
É Professora da escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. Doutora em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro/Minho em Portugal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Iluminação, mas também em direção e cenografia. É coordenadora do Projeto de Pesquisa Tatear Mundos Imprevistos (2018), que pretende uma reflexão sobre a seguinte questão: como podemos desenvolver potências de encontro entre corpos de natureza diferente? Uma das saídas desejadas é experimentar a relação do corpo com as coisas do mundo, no tato. Fazem parte deste projeto de pesquisa os procedimentos da Gambiarra.

Lucía Acuña Arriaga (Uruguai)
Formada em Desenho Teatral pela Escola Multidisciplinaria de Arte Dramática de Montevidéu (EMAD). Desde o ano 2008 trabalha no meio teatral como técnica e criadora de iluminação. Em 2010 mudou-se para São Paulo (Br) onde trabalhou em diversos espetáculos, montagens de exposições e como artista formadora residente na cátedra de iluminação da SP Escola de Teatro coordenada por Guilherme Bonfanti. Ao seu retorno a Montevidéu em 2012 se incorpora à equipe técnica de iluminação do Auditório Nacional do Sodre e desde 2017 à equipe do Teatro Solís. Assina a criação de luz da Comédia Nacional nas peças “Tiempo de fiesta”, “El lugar de las luciérnagas”, “Tierra Purpúrea” y “El Otelo Oriental”, assim como para diversos espetáculos independentes de teatro, dança e música onde se destaca sua colaboração com Lucía Trentini, Fernando Rodríguez Compare e Anthony Fletcher. Em 2019 realiza o curso de pós-graduação em Iluminação Criativa no IED Madrid pela bolsa de estudos FEFCA do Ministério da Cultura e recebe o Prêmio Molière de Teatro da embaixada da França no Uruguai, pelo qual viaja para estudar na França em 2021. ludeluces.wordpress.com




Relacionadas:

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 04/ 2024

Tiradentes em Cena faz 11ª edição em MG com participação de Miguel Arcanjo Prado, coordenador da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS