Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Selo Lucias: “Lucia iluminou os lugares por onde passou e deixou sempre uma marca”, diz Raul Barreto

Publicado em: 24/03/2021

Como parte da comemoração de seus 10 anos, a SP Escola de Teatro lançou em janeiro o livro “Teatro em Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo”. A obra também marca a estreia do selo “Lucias”, que homenageia Lucia Camargo, uma das maiores personalidades da cultura no país.

Lucia Camargo era gestora cultural, professora, jornalista, crítica e coordenou o setor de Extensão Cultural e Projetos Especiais na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ela também foi diretora de importantes instituições culturais brasileiras, como Teatro Guaíra, em Curitiba, onde foi ainda secretária municipal e estadual de Cultura do Paraná; e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além disso, foi ainda secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a primeira e única mulher na história a dirigir o Theatro Municipal de São Paulo.

Selo Lucias: “A presença de Lucia Camargo na SP Escola de Teatro revela-se permanente no tempo”, Mauricio Paroni

No depoimento desta quarta-feira, 24, Raul Barreto, ator, diretor, palhaço, formador e coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro, além de integrante e um dos fundados do grupo Parlapatões, fala sobre a colega e sua importância para a arte nacional.

Ele relembra a trajetória marcante de Lucia e sua presença, deixando um legado por onde passava. “Para além do significado de um nome, o que de fato dá sentido a ele é a trajetória de vida. Lucia iluminou os lugares por onde passou e deixou sempre uma marca”.

Selo Lucias: “Lucia Camargo foi uma pessoa inteligentíssima, atenta e dedicada a sua grande paixao: a arte”, diz Ivam Cabral

Raul comemora o lançamento do selo, que para ele, assim como Lucia, seguirá guiando os caminhos da cultura e nossos pensamentos. “Portanto, nada mais justo que se dê ao nosso selo o nome de Lucias, para que ela continue ainda iluminando nossos pensamentos e nossos caminhos. ”

Conhece Lucia e gostaria de enviar seu depoimento e ter sua homenagem pública aqui? Envie para o e-mail rodrigobarros@spescoladeteatro.org.br




Relacionadas:

Notícias | 09/ 08/ 2022

Espetáculo Eu, Atlântica, do Oju Oju Coletivo, estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, na próxima sexta (12)

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Priscila Chagas, artista egressa de técnicas de palco da SP, escreve resenha crítica de livros autobiográficos do cenotécnico Jorge Ferreira

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Antikatártika Teatral (AKK)

SAIBA MAIS