Sedução e Conflito

Publicado em: 18/07/2012 |

O relógio marcava 19h18 da terça-feira (17) e o cenário era o 6º andar do prédio da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, onde iria ocorrer a quarta edição do projeto SP Dramaturgias. A aprendiz do curso de Humor Fabíola Nabbout lia sozinha alguns trechos do texto; Jucca Rodrigues, coordenador do projeto, acertava alguns detalhes com os aprendizes técnicos de Sonoplastia e Iluminação. Todos se preparavam, momentos antes de a sala ser aberta aos convidados.

Às 19h28, no saguão do piso Térreo do mesmo prédio, Jucca convidava o público a se dirigir até o andar onde a leitura seria realizada. Apreensão de ambos os lados: público e artistas. Finalmente, era chegada a hora da leitura dramática do texto inédito “Metaplágio”, escrito por Leandro Doregon, aprendiz do curso de Dramaturgia, Módulo Azul.

Irreverente, Fabíola chamava a plateia para tomar seus assentos. Enquanto isso, os outros integrantes do grupo, que participaria da leitura dramática naquela noite chuvosa, buscavam mais cadeiras para acomodar o inesperado número de pessoas que estavam ali para conferir o trabalho dos aprendizes.

Em um primeiro momento da investigação cênica, Eduardo Gutierrez, aprendiz de Direção da Escola que, na ocasião, trabalhava como ator, ficava à frente e dialogava com Fabíola, de quem só se podia ouvir a voz. Depois, a cena se inverteu e todos passaram a ouvir o mesmo diálogo, porém, dito pela outra personagem. O texto de Doregon, simulando uma conversa por telefone, foi se desdobrando diante de toda a plateia que, ora confusa, ora encantada, não perdia nenhuma palavra.

Finalizada a leitura, foi iniciada uma conversa entre os integrantes do grupo que montou a leitura dramática e os convidados. Depois das considerações finais, feitas por Jucca, Doregon fez um comentário que mudaria toda a noite de experimentação: “Acredito que todas as minhas histórias me vieram quando eu era criança. Elas cresceram comigo, até que eu pudesse contá-las. Uma dessas histórias é ‘Metaplágio’, baseada em fatos reais”.

Comentários após a leitura dramática (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Fabíola foi pega de surpresa pela declaração feita por Doregon: “Eu tinha uma ideia muito surreal do texto, até que o Leandro me contou que aquilo era real. Só aí fui entender do que tudo aquilo se tratava”, diz Fabíola.

Por falar em experiências, outro ponto alto da conversa foi o curioso convite feito a Eduardo Gutierrez para atuar, quando, na verdade, ele estuda direção na Instituição. “Sou ator antes de estudar direção. Eu gosto da maneira como o Leandro escreve e gostei muito do convite. Foi prazeroso voltar, depois de um ano, a atuar e a estudar cada palavra”, declarou.

Da esq. para dir.: Leandro Doregon, Jucca Rodrigues, Fabíola Nabbout, Bruno Manso e Carol Gumaris. (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O Projeto
O SP Dramaturgias recebe textos inéditos, que podem ser assinados por aprendizes da Escola ou por outros dramaturgos. Os critérios para seleção são trabalhos em diálogo com a contemporaneidade. Os interessados em enviar seus textos para o projeto, podem fazê-lo pelo e-mail: [email protected]. A entrada para o evento, que acontece quinzenalmente, é gratuita (a próxima edição está prevista para 14 de agosto, em virtude do recesso dos aprendizes da Escola).

SP Dramaturgias
Leituras e análises de textos teatrais inéditos
Supervisão geral: Marici Salomão e Ivam Cabral
Coordenação: Jucca Rodrigues
Comissão de Seleção de Textos: Jucca Rodrigues e Marici Salomão
Coordenação Executiva: Gustavo Minghetti.

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Uncategorised | 08/ 09/ 2022