Sede Roosevelt recebe diversos cursos de Extensão Cultural; confira!

Publicado em: 18/05/2023 |

Fotografia colorida mostra aula do curso de "Afinação do Corpo". Todos estão deitados realizando prática corporal

Curso de Extensão Cultural “Afinação do Corpo”, orientado por Zé Maria Carvalho, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro | Foto: Rodrigo Reis

Na última semana, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu diversos cursos promovidos pela Extensão Cultural. O setor oferece aos artistas interessados cursos gratuitos de curta duração, além de formação técnica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos teatrais, fazendo a ponte entre os estudantes e os orientadores de notório conhecimento em suas variadas áreas artísticas.

Todos os meses, ela oferece diferentes cursos com temáticas que abrangem várias áreas artísticas: dança, circo, performance, canto, moda, práticas corporais, entre outros. Com esta área específica, a Escola tem a finalidade de suprir as demandas em formação e qualificação profissional com conteúdos complementares que vão além do curso técnico.

Sobre os cursos

Afinação do corpo – Orientado pelo dançarino Zé Maria Carvalho, o curso teve dois encontros e seu objetivo foi compartilhar aos estudantes de artes cênicas os conhecimentos na dança butô e na formação do método Feldenkrais, de educação somática, e as abordagens orientais, como o dohô e aikido. Estes estudos foram pesquisados e integrados com a finalidade de pensar o corpo funcional e ao mesmo tempo o corpo intenso e expressivo.

Contato Improvisação em Cena – Orientado pelo diretor Ricardo Neves, o curso teve dois encontros e as aulas promoveram diálogos sobre o que é Contato Improvisação, trabalhando com preâmbulo histórico, princípios da prática e orientações básicas de segurança. O objetivo foi exercitar a atenção dos participantes nas sensações e nas percepções do movimento, focando a atenção nas sensações da gravidade, enquanto ela age no corpo durante o movimento.

Dança Contemporânea – Orientado pelo artista Sandro Borelli, o curso teve dois encontros com o objetivo de: investigar o corpo, o movimento e o gesto, com foco na potência corporal e na amplitude do gesto cênico; buscar uma compreensão da linguagem de dança que proponha uma reflexão política/social; instigar a criação de movimento a partir das múltiplas emoções e sensações que possam gerar o movimento; e ponderar e investigar as ações corporais de modo que possam surgir outras possibilidades de ampliação de repertórios individuais.

Pilates – Orientado pela coreógrafa Sylvia Fernández, o curso teve dois encontros passando pelas seguintes abordagens: compreensão do próprio corpo e consciência corporal; controle muscular e postural nos movimentos; melhora do controle corporal nos exercícios; melhora da capacidade respiratória; fortalecimento da área abdominal; melhora do equilíbrio e coordenação; flexibilidade e mobilidade.

D’água Movimento do Corpo – Orientado pelo bailarino Rodrigo Alcântara, o curso teve dois encontros com o objetivo de provocar os estudantes a explorarem suas próprias movimentações, despertamentos e conexões, propondo movimentos para quem nunca teve contato com a dança e permitindo, sem receio de julgamentos, expressões corporais nas especificidades singulares de cada um.

+ Confira a segunda apresentação dos experimentos cênicos dos estudantes da SP Escola de Teatro

Confira a galeria de fotos:

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais