Sec. Municipal de Cultura de SP abre inscrições para a 7ª edição do edital de Fomento ao Circo e oferecerá R$ 4 milhões ao setor

Publicado em: 25/02/2022 |

Aula de circo na SP Escola de Teatro. Foto: Acervo ADAAP

Até o dia 24 de março estão abertas as inscrições para a 7ª edição do edital de Fomento ao Circo, um projeto da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. A iniciativa objetiva selecionar e apoiar projetos circenses itinerantes, produção, circulação, criação artística, trabalho continuado, memória, pesquisa, formação circense e escolas de circo com cunho artístico, visando o desenvolvimento do circo e o melhor acesso da população a ele.

Mais de R$ 4 milhões serão injetados no setor. O edital selecionará até 32 projetos de pessoas jurídicas apenas, que representem núcleos artísticos sediados e com atividade profissional no município de São Paulo.

Jorge Neto, estudante da SP, assina a dramaturgia de peça-metragem gratuita sobre a vida da cangaceira Maria Bonita

A seleção será feita em três módulos: (1) Circos Itinerantes; (2) Grupos Circenses; (3) Artistas Circenses. Busca-se dentre as finalidades do edital consolidar o direito à cultura, diminuir as desigualdades socioculturais da região, estimular e fortalecer as múltiplas e diferentes expressões culturais paulistas.

Assim como promover a ampliação do acesso da população aos bens culturais. Além disso, a iniciativa também lança bases para construção de um maior reconhecimento e valorização da diversidade, pluralidade e singularidade das diferentes produções culturais no município de São Paulo.

TBT: Relembre a palestra de umas das maiores pesquisadoras de teatro do Brasil, Ingrid Koudela, na SP!

Para conferir o edital completo e se inscrever para acessar o site oficial da Secretaria Municipal de Cultura (AQUI)

A formação integral de um artista circense envolve o domínio de diversas habilidades artísticas, envolvendo inúmeros procedimentos técnicos. O objetivo primeiro do curso em artes circenses é o de formar artistas com habilidade para transitar entre a tradição e as perspectivas contemporâneas do circo. No geral, são desmembrados em cinco áreas de interesse: solo, aéreo, equilíbrio, malabarismo e palhaçaria. A SP Escola de Teatro oferece cursos de extensão cultural na área circense, que são um sucesso de público.

Até 2021, esses foram os números de projetos de Extensão cultural de circo da SP:
• 1.682 vagas oferecidas nos cursos de Extensão de circo
• 7.023 candidatos inscritos nos cursos de Extensão de circo