SP Escola de Teatro participa do Sarau Jardim Poético em parceria com a Biblioteca Adelpha Figueiredo

Publicado em: 17/05/2023 |

Fotografia colorida mostrando a parte interna da Biblioteca Adelpha Figueiredo

Parte interna da Biblioteca Adelpha Figueiredo, localizada no bairro do Pari | Foto: Divulgação

No próximo sábado, 20 de maio, o Programa Oportunidades, da SP Escola de Teatro, irá integrar a programação do Sarau Jardim Poético, promovido pela Biblioteca Adelpha Figueiredo. A atividade de contrapartida será na biblioteca localizada no bairro do Pari a partir das 10h, com entrada gratuita.

O evento terá uma exibição de curtas-metragens sobre a artista Carolina Maria de Jesus e, em seguida, uma roda de conversa. Os estudantes participantes são Mario Tadeo Urzagaste Galarza (Direção), Suzana Horácio (Atuação) e Marcela Ribeiro Coêlho (Atuação). Além deles, também estarão presentes João Martins e Ana Clara Mascarenhas, responsáveis pelo Programa Oportunidades.

O sarau, realizado pela Biblioteca, é um encontro democrático de vozes em diversas linguagens artísticas e acontece sempre no terceiro sábado do mês. Além da programação cultural já preestabelecida, também tem o microfone aberto para o público apresentar sua própria arte.

A parceria da SP Escola de Teatro com a Biblioteca Adelpha Figueiredo já vem acontecendo desde o ano passado, como um diálogo entre arte e comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. Em dezembro de 2022, foi inaugurada a Instalação Carolina Maria de Jesus, idealizada pelo Programa Oportunidades e pela Biblioteca Adelpha Figueiredo com o objetivo de ampliar o acesso para mais pessoas conhecerem a trajetória e carreira dessa importante artista negra brasileira. A exposição ficará permanente na biblioteca e tem acesso gratuito.

Sobre a Biblioteca Adelpha Figueiredo

Ela foi inaugurada em 1967 e seu nome homenageia uma mulher que foi expoente das transformações e renovações das bibliotecas públicas em centros de cultura. No início de suas atividades, o espaço refletia muito do quadro político em vigor, a ditadura militar, por isso os eventos se centravam mais na comemoração de datas cívicas. Foi a partir dos anos 80 que houve uma preocupação maior em propor a democratização da leitura e, em 1990, a Biblioteca teve seu acervo renovado. Atualmente, a coordenação busca incentivar ações que pautem diversidade, inclusão e pluralidade, uma vez que a maior parte do público frequentador do espaço é composto de jovens afegãos, marroquinos e colombianos.

+ SP Escola de Teatro divulga nova pesquisa de impacto profissional dos estudantes egressos

Sarau Jardim Poético
Realização: Biblioteca Pública Municipal Adelpha Figueiredo
Quando: 20/05 das 10:00 às 14:00