Ruth Escobar: Precisão em desvendar novas possibilidades para o teatro

Publicado em: 05/10/2017 |

Morreu nesta quinta-feira (5), aso 81 anos, a atriz e produtora Ruth Escobar. Nascida no Porto, em Portugal, em 1936, e radicada no Brasil em 1951, ela se tornou uma das mais importantes produtoras culturais do País e atriz de grande magnitude – empreendedora de muitos projetos culturais especialmente comprometidos com a vanguarda artística.

“A genialidade de Ruth reside exatamente aí: Na precisão de sua intuição para desvendar novas possibilidades ao teatro. Fez isso a vida toda com maestria. Nos anos 1970, por exemplo, revelou para o Brasil – quiçá para o mundo – o jovem argentino Victor García que dirigiu, em seu espaço na Bela Vista, talvez o espetáculo mais emblemático da história do teatro brasileiro, ‘O Balcão’, de Jean Genet, em 1969”, lembra o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, em texto publicado em 2012, nos 50 anos de carreira de Ruth Escobar.

A SP Escola de Teatro lamenta a morte de Ruth Escobar.

Notícias | 20/ 07/ 2020

Nota de pesar: O adeus a Lúcia Camargo