Rumo à Segunda Fase

Publicado em: 05/12/2011 |

Candidatos na porta da Escola Estadual Lasar Segall, às 8h, esperando a abertura dos portões para realizar a prova da 1ª Fase do Processo Seletivo 2012 da SP Escola de Teatro (Foto: Jéssika Lopes)

O ano de 2012 já começou para a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Mais de 1.300 candidatos se inscreveram para a 1ª fase do Processo Seletivo, que ocorreu ontem (4), em três Escolas Estaduais de São Paulo. A partir de agora, é só cruzar os dedos e esperar o resultado.

Às 8h já havia muita gente reunida na porta da escola Lasar Segal, na Vila Mariana. Um dos candidatos era Fábio Leal, que mora em Guarulhos e tem 26 anos. Formado em Rádio e Televisão, já fez curso de teatro para iniciantes e, inclusive, já apresentou uma peça. Leal, que se inscreveu por indicação de amigos, diz que não pretende apenas ser ator. “Quero sair da Escola não só pronto para atuar como, também, para lecionar.”

Outra inscrita em Atuação é Juliana Ribeiro. Aos 19 anos, a candidata sonha ser atriz, mas busca um diferencial. “Quero estudar e ser capaz de refletir o meu próprio espaço, e não ser, apenas, uma operária da arte”, explica. Juliana recebeu indicação da amiga Fabiana Pinotti, que já é aprendiz de Atuação do Módulo Vermelho.

Recém-chegada de São José dos Campos, Juliana Soares, de 24 anos, se inscreveu para o curso de Cenografia e Figurino. “Sou formada em Jornalismo e tenho curso técnico em teatro. Decidi me enveredar por outros caminhos, porém, dentro do teatro. Então, escolhi Cenografia e Figurino. Pesquisei na internet e achei a SP Escola de Teatro. Gostei por ser uma escola gratuita e oferecer a oportunidade de estudar recebendo bolsa, o que será essencial caso eu passe e tenha que me mudar para mais perto”, observa.

Também por indicação de amigos, Gladston Ramos resolveu participar do Processo Seletivo. “Já sou formado em Artes Cênicas e trabalho na área como dramaturgo. Sempre quis me aprofundar nesse ramo, mas nunca achava um curso específico. Foi uma surpresa descobrir que a Instituição oferecia esse tipo de formação”, explica. Agora, aos 41 anos, e já tendo ganho seis prêmios de melhor autor, Gladston quer mais. “Quero aprimorar meus conhecimentos e saber, cada vez mais, como fazer uma boa dramaturgia”, completa.

Outra inscrita que estava na porta da escola, ansiosa para começar a prova, era Luciana Gomes. A candidata, que se inscreveu para o curso de Humor, conta que conheceu a Escola quando foi assistir a uma peça no CEU Três Lagos. “Eu estava lá e ouvi algumas pessoas comentando sobre o Processo Seletivo. Fui pesquisar sobre a Escola e quis logo me inscrever”, afirma.

Em busca de formação técnica, Laiza Menegassi, de 21 anos, se inscreveu para o curso de Iluminação. “Já fiz curso livre de teatro e, por estar envolvida nesse meio há anos, tive a oportunidade de conhecer um pouco de cada área. Gostei muito de iluminação, conheço um pessoal que trabalha no ramo e tive vontade de aprender mais sobre o assunto”, explica.

Também à procura de um referencial teórico, Gilberto Vieira de Moura resolveu participar do Processo Seletivo para conseguir uma vaga no curso de Sonoplastia. Gilberto já trabalha na área, mas, agora, quer fazer um curso que lhe dê, de fato, uma formação. “Gostaria de conhecer um pouco mais a teoria daquilo que desenvolvo. Acredito que, assim, terei mais oportunidades no futuro”, conclui.

Após o término das provas, os candidatos entrevistados disseram estar confiantes em relação ao resultado e que esperam passar com boa colocação para a segunda fase. A divulgação do gabarito está prevista para ser lançada amanhã (6). Boa sorte a todos os candidatos!

Texto: Jéssika Lopes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024