Rumo a Santa Cruz de La Sierra

Publicado em: 28/06/2012 |

Curiosamente, a sede Brás da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco tem, como uma de suas características, uma grande massa de imigrantes bolivianos morando ou trabalhando em suas proximidades. A tal curiosidade vem do fato de a Instituição ter acabado de fechar uma parceria com a Escuela Nacional de Teatro da Bolívia, que fica em Santa Cruz de La Sierra.

O acordo foi fechado neste ano e consiste, primeiramente, em um intercâmbio entre aprendizes das duas instituições. Assim, no próximo dia 15 de julho, Nadia Verdun e Erik Moura, ambos matriculados no curso de Atuação, Módulo Azul, estarão de malas prontas, embarcando rumo à Bolívia, onde ficarão por dois meses participando do processo de montagem de um espetáculo, com alunos do terceiro período da Escuela Nacional de Teatro de Santa Cruz, sob a direção de Marcos Malavia, criador e diretor da instituição boliviana. O texto a ser encenado será “Pervertimento y Otros Gestos Para Nada” (“Pervertimento e Outros Gestos Para Nada”, em português).

“Estou muito empolgada com a ideia de fazer teatro em um país latino-americano e periférico; quanto mais ficava sabendo das condições, desse caráter social, político, estético, mais ficava entusiasmada”, comenta Nadia. Filha de paraguaio, ela não teme pela adaptação em território boliviano e avisa: “Quero respirar tudo aquilo, conviver com as diferenças… O aprendizado me estimula”.

A seleção dos aprendizes que iriam participar do projeto foi feita a partir de cinco indicações do coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, Francisco Medeiros. Depois de uma desistência, quatro candidatos foram entrevistados pela coordenação pedagógica e pela diretoria executiva da Instituição. “Foi muito difícil chegar até os dois candidatos finais. Todos eram muito bons e perfeitos para o projeto”, conta Tato Consorti, assessor da diretoria executiva da Escola.

A segunda parte da parceria deverá acontecer entre setembro e outubro, quando a SP Escola de Teatro deverá receber um aprendiz boliviano para participar das aulas aqui no Brasil.

Como o “namoro” começou

A parceria SP Escola de Teatro/Escuela Nacional de Teatro teve início em 2009, antes mesmo de a Instituição brasileira ter iniciado suas atividades. O modelo pedagógico da escola boliviana chegou a ser cogitado para ser implantado aqui. Depois, em 2011, já com a Escola funcionando a todo vapor, Marcos Malavia visitou a sede Brás e gostou muito do que viu.

Ivam Cabral: “Eles querem muito concretizar este intercâmbio com nossos aprendizes e enviar alunos deles para cá” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Neste ano, enfim, a parceria foi firmada. “O que eles mais gostaram daqui foi o fato de nossa escola não se restringir à Atuação, o que acontece na instituição boliviana, que não tem aulas nas áreas técnicas do palco (Iluminação, Sonoplastia, Cenografia etc). Assim, eles querem muito concretizar este intercâmbio com nossos aprendizes e enviar alunos deles para cá”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

O acordo bilateral prevê que as despesas com passagens, seguro-viagem e bolsa-auxílio sejam cobertas pela Instituição brasileira. À Escuela Nacional de Teatro caberá arcar com a alimentação e hospedagem dos aprendizes. Buen viaje a todos!!

Texto: Felipe Del e Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024