Rosane Borges, jornalista e pesquisadora da USP, realiza lançamento seu novo livro Fragmentos do Tempo Presente na sede Roosevelt da SP

Publicado em: 23/06/2022 |

No dia 1° de julho, sexta-feira, das 19h às 20h30, a sala R8 da sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe Rosane Borges, pesquisadora, escritora e professora da ECA-USP, para a cerimônia de lançamento do seu mais novo livro Fragmentos do Tempo Presente, que versa sobre política, cultura, artes, mídia, sexismo, racismo, entre outros temas importantes. O evento será mediado pela equipe da biblioteca da instituição, terá entrada franca e, além de um bate-papo com a autora, também contará com uma sessão exclusiva de autógrafos.

Último encontro do Seminário da Mostra de Estudantes PQ-23 comenta tradições e transgressões da cenografia nesta quinta (23); confira!

A jornalista Rosane Borges é doutora em Ciências da Comunicação, seus estudos se concentram na área da política contemporânea, das relações raciais e de gêneros e assuntos correlatos. A professora também é articulista na Carta Capital, na Folha de S. Paulo, no blog da Editora Boitempo, na Isto É e já produziu colunas para outros veículos de comunicação famosos, como Jornalistas Livre e Cult.

A parceria entre Rosane e a SP Escola de Teatro já se estende há alguns anos, em 2018 a pesquisadora esteve presente na aula magna da instituição para discutir a temática do primeiro semestre letivo com os estudantes, formadores e coordenadores dos cursos técnicos. Na época, as principais questões abordadas tinham relação com identidade e corpo, para a escritora o nosso físico é um tipo de território social, cujas características hegemônicas são definidas historicamente pela sociedade. Nesse contexto, Rosane eexplica que o teatro tem um papel importante, pois funciona como uma máquina que move o imaginário, descola e reconfigura sentidos.

Sede Brás da SP recebe nova edição do projeto Tendas da Cidadania, do CDHIC, com o tema O Meio Ambiente é a Nossa Casa!

Em seu lançamento Fragmentos do Tempo Presente, a autora ainda trabalha no viés social, no entanto busca trazer uma série de reflexões acerca das atribulações políticas e sociais da contemporaneidade fazendo um recorte de 2016 até o início de 2019. No livro, são reunidos artigos diversos que procuram pensar o Brasil atual a partir das lutas de reconhecimento de grupos historicamente discriminados e por reconfigurações da tecnologia que constroem novas formas de sociabilidades.

A SP convida à todas, todes e todos para essa celebração especial!

Rosane Borges

Rosane Borges é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, professora colaboradora do Colabor (ECA-USP), pesquisadora na área de comunicação, imaginários, política contemporânea, relações raciais e de gênero, conselheira de honra do Coletivo Reinventando a Educação, integrante do grupo Estética e vanguarda do CTR (ECA-USP), articulista da revista Carta Capital, do blog da Editora Boitempo. Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016).

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024