Rodolfo García Vázquez participa de Simpósio Internacional

Publicado em: 12/05/2020 |

O coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, participará como convidado especial de um Simpósio Internacional Online entre 13 e 15 de maio.

Denominado Alexandria Nova, o projeto reúne acadêmicos e artistas dos principais programas e departamentos europeus de direção teatral, incluindo universidades de Helsinque, Estocolmo, Oslo, Reykjavik, Copenhagen, Vilnius e Berlim. Financiado pelo Programa Erasmus, da União Europeia, prevê, ao final do processo de pesquisa, a criação de uma biblioteca digital e a publicação de um livro sobre direção teatral, em inglês.

“O convite veio a partir de colegas da Universidade das Artes de Helsinque, instituição com quem temos parceria há alguns anos. Já ministrei lá vários cursos no departamento de direção, e também já recebemos na SP Escola de Teatro professores e alunos de intercâmbio dessa universidade finlandesa. Estou muito honrado em participar como convidado especial desse que será o maior projeto de pesquisa sobre direção teatral em toda a Europa”, afirma Rodolfo García Vázquez.

A fala do encenador brasileiro no simpósio é intitulada “Teatro Cyborgue: novas formas de presença teatral em tempos de quarentena”. Os Satyros, companhia que dirige ao lado de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, vêm pesquisando teatro ciborgue há mais de uma década, e, no momento, ensaia um novo espetáculo baseado em ferramentas tecnológicas e novas possibilidades de presença digital.