Reunião Latino-Americana

Publicado em: 24/07/2012 |

Um encontro em prol do teatro popular e comunitário latino-americano. Para participar deste evento, que leva o nome de Entepola (Encuentro de Teatro Popular Latinoamericano), o ex-aprendiz, que concluiu o ciclo de quatro Módulos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Emerson Alcalde desembarcou, no último sábado (21), em solo venezuelano.

Emerson Alcalde ministra oficina e seminário na Venezuela (Foto: Divulgação)

O 7º Entepola Venezuela 2012 segue até o próximo sábado (28), na cidade de Naguanagua, estado de Carabobo. Reunindo apresentações teatrais e oficinas de artistas e grupos vindos de diversos lugares do continente sul-americano, o encontro tem o objetivo de promover um intercâmbio entre eles e a comunidade. Nesta edição, os homenageados são a artista plástica Mercedes Palacios e o ator e diretor teatral Víctor Soto Rojas.

Alcalde, que já há algum tempo desenvolve um trabalho que está intimamente ligado ao tema do festival, recebeu o convite para ministrar oficina e seminário sobre a experiência do teatro na periferia.

Seja com a Cia. Extremos Atos, grupo que fundou em 2005 ao lado do amigo Fernando Matraga, ou em projetos paralelos, o artista se aprofunda em sua pesquisa sobre a relação entre teatro e periferia. O resultado dessa busca pode ser visto em suas três peças, “Pixologia” (2007), “Os Periecos” (2009) e “O Boneco de Marcinho” (2009), e até em seu livro, “(A)Massa – Poemas e Dramaturgias”, publicado no ano passado e que está sendo traduzido para o espanhol.

“Esse evento é de grande importância, porque em São Paulo temos um movimento forte de arte nas comunidades. Levar essa experiência para lá fortalece os vínculos culturais entre os países. Essa troca também pode servir para a discussão de possíveis políticas públicas”, finaliza Alcalde.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024