Relembrando 2010

Publicado em: 07/11/2011 |

Depois de trabalhar arduamente durante o Experimento do ano passado, os então aprendizes do Módulo Amarelo  da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco fecharam este ciclo com a apresentação de fragmentos de espetáculos teatrais.

Os oito grupos, que neste ano, avançaram para o Módulo Vermelho, realizaram trechos de espetáculos inspirados em textos de Bertold Brecht (“Santa Joana dos Matadouros”), Heiner Müller (“Hamlet Machine”), Eurípides (“As Troiana”), Oswald de Andrade (“O Rei da Vela”), Alfred Jarry (“Ubu Rei”), Shakespeare (“Sonho de Uma Noite de Verão”), Mário de Andrade (“Macunaíma”) e Aristófanes (“As Rãs”).

Grupo que se inspirou no texto “Hamlet Machine”, de Heiner Muller, no Experimento de 2010 (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Ao trabalhar o épico e a narratividada, a intenção desse Experimento era que os grupos se utilizassem de espaços não-convencionais para fins teatrais. Assim, uma fábrica abandonada, o Espaço Arsenal da Esperança, a Associação Promotora da Instrução e Trabalho para Cegos (Apic), a Escola de Samba Mocidade da Mooca e a própria sede da SP Escola de Teatro foram palcos para as apresentações dos aprendizes.

Agora, um ano depois, uma outra turma de aprendizes da SP Escola de Teatro está engajada em mais um Experimento em torno da narratividade e do teatro épico. E, a partir de amanhã (8), vão apresentar o resultado deste processo em apresentações na Instituição, todas, porém, baseadas no livro “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro.

Para relembrar o Experimento de 2010, clique aqui e assista ao vídeo das apresentações. No decorrer desta semana, acompanhe também, aqui, no portal da Escola, as matérias especiais sobre as apresentações  inspiradas na obra de João Ubaldo Ribeiro “Viva o Povo Brasileiro”.

Texto: Jéssika Lopes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023