EN | ES

“Recusa” e “Prometheus” em Mostra

Publicado em: 01/11/2012 |

Após inaugurar o espaço cênico da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na primeira semana de outubro, com o espetáculo “Recusa”, a Cia. de Teatro Balagan completa a mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”, com a estreia da peça “Prometheus – A Tragédia do Fogo”, hoje (1º).

 

Prometheus (Foto: Divulgação)

 

Encenado pela pesquisadora e pedagoga Maria Thais, o espetáculo é resultado de uma pesquisa iniciada em 2008, originando diversas versões, até o formato atual. A montagem foi selecionada para o Festival Cena Brasil Internacional, para compor a Mostra Brasileira dos Festivais de Avignon, na França, e de Edimburgo, na Escócia, no ano que vem. Além disso, recebeu Prêmio Shell na categoria Música e indicações nas categorias Melhor Figurino e Categoria Especial – Preparação Vocal. O trabalho fez sua estreia oficial no Tusp, no mês passado. 

 

A dramaturgia de Leonardo Moreira faz uma arqueologia do mito grego de Prometheus, sobre a fundação e origem da raça humana. A peça é ancorada na literatura e em trechos de obras de autores como Goethe, Franz Kafka, Pirandello, André Gide, Kazantzakis.

 

“Prometheus – A Tragédia do Fogo” e “Recusa” focam em duas cosmologias, respectivamente, a ameríndia e a grega. A primeira trata da criação do mundo, sob a ótica grega e a segunda, sob o prisma dos índios. Assim, os dois trabalhos se cruzam, mas também se opõem nos seus desdobramentos e perspectivas.

 

Durante o mês de novembro, as peças vão dividir o palco da SP Escola de Teatro. Nas duas primeiras semanas e nos dias 29 e 30, será encenado “Prometheus – A Tragédia do Fogo”. Na terceira semana, será a vez de “Recusa”. 

 

Serviço 

Mostra: “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”

Quando: Quintas, sextas e sábados, às 21h30; domingos, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel.: (11) 3775-8600

Ingressos: R$ 10

Mais informações, aqui.

 

 

Texto: Leandro Nunes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS