Recepção Calorosa e Rituais Abrem Semestre Letivo na Escola

Publicado em: 04/02/2013 |

Emoção, energia e vigor preencheram a atmosfera do primeiro Território Cultural que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promoveu neste semestre. A cerimônia, realizada no sábado (2), na Sede Brás, marcou a volta às aulas e recebeu os novos aprendizes da Escola, com direito a uma aula inaugural da diretora, atriz e escritora Denise Stoklos e a presença da atriz veterana Maria Alice Vergueiro.

O dia especial começou com a recepção dos aprendizes que iniciam os Cursos Regulares em 2013, com discursos dos coordenadores, formadores e diretores da Escola. O diretor executivo Ivam Cabral comandou as boas-vindas e falou um pouco sobre a origem do projeto que deu vida à Instituição: “Essa Escola é resultado de um sonho de artistas de vários coletivos de São Paulo. Nossa ideia era construir um espaço onde gostaríamos de ter estudado”.

Feitas as devidas apresentações, começou o tradicional ritual, pelo qual passam os ingressantes. O primeiro ato é a feitura do pão, liderada pelo chef Moisés Costa, que ensinou a preparar a massa, que logo estaria no forno. Essa atividade trabalha simbolicamente os conceitos de transformação e da ação em coletivo.

Nesse meio tempo, enquanto os pães eram assados, o artista Juvenal Irene roubou a cena para dirigir os aprendizes na pintura de azulejos. Utilizando tinta epóxi, eles expressaram na cerâmica seus sentimentos e ideias, que ficarão fixados nas paredes da Instituição. “Esse momento reforça a ideia de pertencimento. Esse lugar é de vocês, é nosso. Assim, vocês estão deixando suas pegadas aqui para sempre. Que a gente comece a redefinir o conceito de público porque o público é nosso. Nos pertençamos!”, convocou Ivam Cabral.

Aprendizes pintando os azulejos (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Concluídas as singelas obras de arte, que receberam elogios de Juvenal, os alimentos, também produzidos pelas mãos dos aprendizes, foram servidos. Com o suco de uva que simbolizava o vinho servido nas festas dionisíacas, como explicou Ivam, o banquete estava completo.

A aprendiz de Cenografia e Figurino Glauce Braz de Medeiros, uma das ingressantes, sentiu-se em casa em seu primeiro dia de aula: “Gostei muito das atividades e propostas, do ato da partilha. Senti que a Escola conseguiu fazer com que todos entrassem nessa energia do teatro. É uma interrogação, não dá para ter certeza do que vem pela frente, mas estou bastante animada com tudo isso”, comentou, ao final da tarde.

Antes disso, as principais atrações do dia mexeram ainda mais com os aprendizes. Clique aqui para ver como foi a segunda parte do evento: a enriquecedora conversa com Maria Alice Vergueiro e Denise Stoklos.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024