Raul Teixeira e Martin Eikmeier Ministram Oficina no FITC 2013

Publicado em: 20/03/2013 |

Raul Teixeira e Martin Eikmeier já estão na capital venezuelana. O coordenador e o formador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, respectivamente, foram convidados para participar da programação do Festival Internacional de Teatro de Caracas 2013 (FITC), e ministram, de 19 a 26 de março, uma oficina de Dramaturgia Sonora.

Raul Teixeira e Martin Eikmeier: dupla foi convidada para ministrar oficina no Festival (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Voltado a diretores, atores, técnicos e interessados na concepção e criação de trilhas sonoras e operadores de áudio para teatro, o workshop abordará os fundamentos da sonoplastia no teatro, dramaturgia sonora, repertório musical, gravação, sonorização e operação de som, entre outros temas.

De acordo com os orientadores, as proposições partirão de um texto que servirá para o processo de estudo e práticas. O objetivo é construir, junto com os participantes, conhecimentos sobre a criação e concepção de uma trilha sonora. Durante o processo, serão trabalhadas, ainda, técnicas de pré-produção e produção, e obtidas noções de sonorização em espaços que recebem espetáculos ao vivo.

Ao deixar o Brasil e embarcar para a Venezuela, Teixeira se mostrava ansioso: “Estou muito animado. Vários grupos da América do Sul e até de outros continentes vão participar do Festival. Vou com a expectativa de um encontro potente”, disse.

O Festival Internacional de Teatro de Caracas 2013 tem apoio do Instituto Cultural Brasil-Venezuela e é realizado no Centro Cultural Chacao. Nesta 18ª edição, o evento homenageia a jornalista e ativista venezuelana María Teresa Castillo (1908-2012) e recebe nove companhias teatrais estrangeiras, vindas da Espanha, Coreia, Colômbia, Equador, Itália e Argentina.

Para saber mais sobre o Festival, clique aqui.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024