Quadrienal de Praga 2023 começa hoje (7) com participação da SP Escola de Teatro

Publicado em: 07/06/2023 | por: Guilherme Dearo

Grupo brasileiro com membros da SP Escola de Teatro: montagem e preparativos na Quadrienal de Praga 2023. | Foto: Divulgação

Começa hoje (7) e vai até 18 de junho a Quadrienal de Praga 2023, a mais importante mostra internacional nas áreas de design de cena, cenografia e arquitetura teatral.

A PQ (como é conhecida em inglês) ocorre desde 1967. A SP Escola de Teatro tem papel de destaque na edição desse ano. Dos 14 profissionais que compõem o grupo curatorial brasileiro da Mostra dos Estudantes, seis são membros da instituição.

Compõem o grupo curatorial dessa edição: Bruna Christóforo, Ézia Neves, Fernando Marés, Helô Cardoso, Ivam Cabral, J. C. Serroni, Luiz Fernando Lobo, Marcelo Girotti, Marcio Tadeu, Paula de Paoli, Rosana Rocha, Telumi Hellen, Tiago Bassani e Viviane Ramos.

Na última semana, embarcaram para Praga rumo à PQ23 Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro; Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais; e os docentes J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e de Técnicas de Palco, Viviane Ramos, formadora do curso de Técnicas de Palco, e Telumi Hellen, formadora do curso de Cenografia e Figurino.

Já os estudantes que foram para o intercâmbio em Praga, para a PQ23, são Hélia Maria Araújo Lopes, Douglas Vendramini e Camila Bueno, de Técnicas de Palco; Lara Paim, Carol Batista, Samara Pavlova Fantin e Úga agÚ, de Cenografia e Figurino; e Gabriela Araújo, de Iluminação.

O grupo da Escola ajudou na montagem do estande do Brasil na mostra e participará das atividades até 18 de junho. Confira a programação completa da PQ23 aqui.

“É um importante espaço de trocas de conhecimentos. São mais de 50 países, cada um com seu estande de 25 metros quadrados. Do Brasil, foram selecionados 64 maquetes, desenhos e figurinos. Também temos 20 vídeos e duas performances durante a programação”, conta Serroni.

Antes do início da PQ23, a sede Roosevelt da Escola recebeu a exposição dos estudantes, além do 2º Colóquio da Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga.

Esse ano, o tema do Brasil na PQ23 é “Tradição e Transgressão”, a partir do tema geral proposto pela PQ23, “Raro”. Sobre o tema escolhido e as atividades feitas ao longo de 2022 e 2023, antes do início do evento, a equipe de curadores disse:

“Escolhemos um homenageado para essa edição, o cenógrafo Tomás Santa Rosa, que consideramos nosso primeiro grande transgressor na cenografia pelo seu trabalho em Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues, realizado em 1943 no Rio de Janeiro, sob a direção de Zbigniew Ziembinski, recém-chegado da Polônia. Organizamos três seminários e dois colóquios online para que pudessem ser vistos por interessados de todo o país. Produzimos também oficinas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, sempre voltadas para o desenvolvimento dos projetos a serem realizados para a mostra. Tudo foi documentado e está registrado em um catálogo que será distribuído durante a mostra”.

Sobre a ida à PQ23, Ivam Cabral conta: “É a segunda vez que venho à Quadrienal de Praga. Estive aqui em 2011. Neste ano, cerca de 100 pessoas, entre artistas, curadores e estudantes compõem a equipe brasileira que atua, além da mostra regiões e dos estudantes, em performances que acontecem até o dia 17. De evento é dos mais importantes do mundo e traz grandes reflexões. A ver pela participação dos estudantes nesta edição. Um panorama bastante interessante da cenografia brasileira está estampado em trabalhos de escolas de várias partes do Brasil, em maquetes e desenhos de jovens cenógrafos e cenógrafas. Um orgulho danado ver a nossa arte representada nestes trabalhos”.

Cartaz da Mostra dos Estudantes do Brasil na Quadrienal de Praga 2023.

Cartaz da Mostra dos Estudantes do Brasil na Quadrienal de Praga 2023. | Foto: Reprodução

Da Mostra dos Estudantes, os estudantes da SP Escola de Teatro participam com os seguintes trabalhos:

Performances

> “Olha o que vocês fizeram”, de Úga agÚ, Lôh Goulart, Camila Bueno, Tutti, Katheleen Costa, Nino Brasileiro e Felipe Mendes;

> “Orquestra vazia”, de Arthur Hideki, Lilian Ayumi, Ota Vio Augusto e Raul GS;

> “Atravessei”, de Bruna Fiamini, Loh Goulart e Karol Silva, Camila Proença e Jader Monteiro;

> “Caranguejos pensantes”, de Wanessa Lemos;

> “O altar que nos representa”, de Tarsila Louzano Moreira Ferreira e Wanessa de Souza Lemos;

> “Oráculo”, de Geiziane Campelo da Silva e Andreia Maressa.

Projetos 2D/3D

> “Cemitério saudade”, de Natália Munck Magalhães;

> “Conexões humanas”, de Lua Nucci, Camila Bueno Torres, Flavia Alli, Flavio Rodrigues e Jaqueline Uge;

> “Floating favelas”, de Wesley Souza da Silva;

> “Karaokê Nodo Jiman!”, de Arthur Hideki Okutani;

> “Memória do Sagrado- O caso da Santa Mãozinha”, de Eduardo Marella;

> “Memória oral”, de Daniela Garcia Lunardi;

> “Memórias Fragmentadas de um país em construção”, de Lara Paim de Sene, Maria João, Kayque Barros e Yara Barrão;

> “O Carnaval é esperança”, de Hélia Maria Araújo Lopes;

> “Periacto”, de Douglas Vendramini Carvalho;

> “Travesti”, de Úga agÚ;

> “Use o vento a seu favor”, de Bruno Torato Xavier dos Santos;

> “Vestido de Noiva – revisitando o passado”, de Aline Tavares, Acrides Júnior e Laís Damato.

Catálogo do Brasil na PQ23

Aqui é possível acessar o catálogo do Brasil na Quadrienal de Praga 2023.

Vídeo da SP Escola de Teatro na PQ23

Confira o vídeo que o estande da escola apresentará ao público durante a PQ23:

Serroni fala sobre Cenografia, Figurino e Técnicas de Palco

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL