EN | ES

“PUMA” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 19/1

Publicado em: 12/01/2024 |

"PUMA", solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli.

“PUMA”, solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli. | Foto: Divulgação/Rodrigo Sommer

As relações ferinas entre pais e filhos são o mote de “PUMA”, solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli. O espetáculo estreia no dia 19 de janeiro de 2024 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 26 de fevereiro, com apresentações às sextas-feiras, às 19h30; aos sábados, às 18h, e às segundas, às 19h30.

Através de um rancoroso personagem, “PUMA” discute as relações entre um escritor com seu pai moribundo e seu filho. O autor Sergio Mello destrincha a personalidade deste homem que vive de seus rancores e amarguras por não ter sido um escritor com o reconhecimento que tanto acreditava merecer. Com extrema profundidade literária, ironia e sarcasmo, a peça coloca em xeque as personalidades que se deleitam com seus traumas, lamentando um futuro que nunca chegou.

“Um monólogo inteligente e divertido que nos faz refletir sobre as relações familiares e profissionais, através de um personagem que poderia ser qualquer um de nós”, revela Reinecke.

A direção busca realçar essa discussão a partir de uma encenação em que plateia e ator se misturem e se aproximem, física e emocionalmente, para que a reflexão proposta pelo texto esteja pulsante durante todo o espetáculo, que visualmente terá o caos intelectual do personagem. Soma-se a isso a iluminação de Caetano Vilela, um dos mais criativos de São Paulo, pontuando e ressaltando encenação, atuação e texto.

O puma é um felino solitário, territorialista e arisco, que se esgueira por entre as moitas, escolhe muito bem suas presas e é fatal em seus ataques, assim como os personagens da peça. Ricardo Gelli traz todo seu vigor e sensibilidade para dar vida a este personagem visceral, que exige profundidade e muita entrega.

O espetáculo se passa no mundo pré-pandemia e aborda temas como a desigualdade social brasileira, com seus privilegiados e desamparados; a política e a politicagem nas relações de trabalho e nas relações humanas; a crise que envolve o fim de um relacionamento amoroso; e a relação entre pais e filhos.

+ Peça “As Mulheres, os Hormônios e Eu” volta em cartaz na SP Escola de Teatro

+ Solo “De Tanto Amar” tem apresentações na SP Escola de Teatro a partir de 19/1

Sinopse

“PUMA” mostra três gerações de escritores de uma mesma família (avô, filho e neto) que vivem em uma mesma casa porque não conseguem se desvencilhar um do outro. Uma dependência marcada por críticas, boicotes e muita toxicidade, em uma relação que vai do amor ao ódio, da admiração ao desprezo, marcada, sobretudo, por muitas feridas abertas, culpas, alegrias e, por incrível que pareça, compaixão.

Ficha Técnica

Autor: Sergio Mello

Direção: Alexandre Reinecke

Ator: Ricardo Gelli

Iluminação: Caetano Vilela

Cenário: Ricardo Gelli

Figurino: Nicolle Albiero

Fotografia e Identidade Visual: Rodrigo Sommer

Técnico de palco: Emerson Nigro

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Redes Sociais: Nicolle Albiero

Coordenador de projeto: Irineu Villanoeva Junior

Direção de produção: Vanessa Campanari

Realização: Trampulin Brand Experience

Serviço

“PUMA”, de Sergio Mello

Temporada: 19 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024
Sextas, às 19h30; sábados, às 18h, e segundas, às 19h30
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 11

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos
Capacidade: 30 lugares




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS