“PUMA” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 19/1

Publicado em: 12/01/2024 |

"PUMA", solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli.

“PUMA”, solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli. | Foto: Divulgação/Rodrigo Sommer

As relações ferinas entre pais e filhos são o mote de “PUMA”, solo escrito por Sergio Mello, dirigido por Alexandre Reinecke e interpretado por Ricardo Gelli. O espetáculo estreia no dia 19 de janeiro de 2024 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 26 de fevereiro, com apresentações às sextas-feiras, às 19h30; aos sábados, às 18h, e às segundas, às 19h30.

Através de um rancoroso personagem, “PUMA” discute as relações entre um escritor com seu pai moribundo e seu filho. O autor Sergio Mello destrincha a personalidade deste homem que vive de seus rancores e amarguras por não ter sido um escritor com o reconhecimento que tanto acreditava merecer. Com extrema profundidade literária, ironia e sarcasmo, a peça coloca em xeque as personalidades que se deleitam com seus traumas, lamentando um futuro que nunca chegou.

“Um monólogo inteligente e divertido que nos faz refletir sobre as relações familiares e profissionais, através de um personagem que poderia ser qualquer um de nós”, revela Reinecke.

A direção busca realçar essa discussão a partir de uma encenação em que plateia e ator se misturem e se aproximem, física e emocionalmente, para que a reflexão proposta pelo texto esteja pulsante durante todo o espetáculo, que visualmente terá o caos intelectual do personagem. Soma-se a isso a iluminação de Caetano Vilela, um dos mais criativos de São Paulo, pontuando e ressaltando encenação, atuação e texto.

O puma é um felino solitário, territorialista e arisco, que se esgueira por entre as moitas, escolhe muito bem suas presas e é fatal em seus ataques, assim como os personagens da peça. Ricardo Gelli traz todo seu vigor e sensibilidade para dar vida a este personagem visceral, que exige profundidade e muita entrega.

O espetáculo se passa no mundo pré-pandemia e aborda temas como a desigualdade social brasileira, com seus privilegiados e desamparados; a política e a politicagem nas relações de trabalho e nas relações humanas; a crise que envolve o fim de um relacionamento amoroso; e a relação entre pais e filhos.

+ Peça “As Mulheres, os Hormônios e Eu” volta em cartaz na SP Escola de Teatro

+ Solo “De Tanto Amar” tem apresentações na SP Escola de Teatro a partir de 19/1

Sinopse

“PUMA” mostra três gerações de escritores de uma mesma família (avô, filho e neto) que vivem em uma mesma casa porque não conseguem se desvencilhar um do outro. Uma dependência marcada por críticas, boicotes e muita toxicidade, em uma relação que vai do amor ao ódio, da admiração ao desprezo, marcada, sobretudo, por muitas feridas abertas, culpas, alegrias e, por incrível que pareça, compaixão.

Autor: Sergio Mello

Direção: Alexandre Reinecke

Ator: Ricardo Gelli

Iluminação: Caetano Vilela