Programação do final de semana da 11ª edição do SP Transvisão conta com performance, show e premiação!

Publicado em: 27/01/2023 |

Prêmio Claudia Wonder | Foto: Edson Lopes Jr.

A 11ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans começou na última segunda-feira, 23, e vai até domingo, dia 29 de fevereiro. Com entrada gratuita, o evento está sendo presencial e online, ocupando a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A iniciativa é idealizada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que gere o projeto da instituição de ensino, em conjunto com entidades parceiras.

Ao longo da semana diversas atividades foram acontecendo, como mesas de debates, show de ilusionismo, performances, documentário, filme, ação solidária, sarau e exposição. A grande novidade deste ano foi o lançamento do Podcast Transvisão, com dois episódios semanais até o dia 23 de fevereiro.

A programação do final de semana está repleta de atrações. No sábado, a partir das 17h, terá a apresentação das três peças do projeto Tríptico, que será apenas uma abertura do processo, já que a estreia acontece na circulação contemplada pelo 16º Prêmio Zé Renato, ao longo deste ano. Os ingressos podem ser retirados via Sympla.

No domingo, o encerramento desta edição do SP Tranvisão contará com o Show de Variedades, das artistas transexuais moradoras da Casa Florescer, às 18h, e com a entrega do Prêmio Cláudia Wonder para personalidades trans que se destacam em diversas áreas, às 19h.

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

Em paralelo a esses espetáculos, permanece aberta a Exposição Manas por Manas – Acompanhamento em Saúde e Autocuidado da população de travestis e mulheres trans, no Hall da sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A Unidade móvel Barong Educação também marca presença nesses dois dias, para dialogar sobre sexualidade e orientar sobre prep, pep e camisinha.

O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área e promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.

Confira todas as informações da programação do final de semana:

Espetáculo Não Ela: O que é Bom Está Sempre Sendo Destruído. Foto: Comunicação/Adaap

Espetáculo/performance – Tríptico
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 28/01/2023, sábado
Não ela: o que é bom, está sempre sendo destruído às 17h
Ele às 19h
Culpa às 21h

Conheça o projeto:

O Tríptico são três peças que o diretor Oliver Olívia vem desenvolvendo ao longo da sua transição de gênero. A primeira peça Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído começou no final de 2019, foi construída em 2020, teve suas primeiras experimentações em residência no Centro Cultural da Diversidade em 2021, e agora, por conta da pandemia, em 2022 e 2023, ganha suas primeiras versões presenciais. Essa peça surgiu quando Oliver mudou seu nome e seus pronomes, ao mesmo tempo que se casou com seu marido e dramaturgo da peça, Lucas Miyazaki. O texto é dele e a encenação é de Oliver. Os dois estão em cena. Ele, a segunda parte, foi criada em 2021, e ganhou o prêmio Coelho de Ouro do júri no 29º Festival Mix Brasil. Ela foi criada quando Oliver começou a injetar testosterona e ver seu corpo mudar. Estão ele e seu marido em cena. Culpa é o último trabalho do Tríptico, ainda em fase de experimentação. Começou em 2022, quando Oliver fez uma mastectomia masculinizadora (retirada plástica dos seios). Estão em cena ele e seus pais, Eugênio Fernandes e Rosana Lagua. No SP Transvisão, será apresentada uma abertura do processo, e a estréia da peça na íntegra acontecerá em 2023, pela circulação do Tríptico contemplada pelo 16º Prêmio Zé Renato.

Show de Variedades
Show de variedades com artistas transexuais, moradoras da Casa Florescer.
Data: 29/01/2023, domingo

Prêmio Cláudia Wonder
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo no Youtube da SP Escola de Teatro