Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

Publicado em: 20/12/2022 |

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro promove na região do Brás, bairro em que está localizada uma das sedes da instituição, o projeto Biblioteca Transterritorial.

A iniciativa encerra em 2022 as atividades com imigrantes e refugiados moradores de São Paulo, após um ano intenso de oficinas de língua portuguesa e de teatro desenvolvidas pelo setor da instituição com adultos e jovens estrangeiros que vivem no Brás e regiões adjacentes.

Marcela Coêlho, estudante de atuação da SP Escola de Teatro, ganha prêmio na 3° Edição do Festival Cinema Negro em Ação

O Biblioteca Transterritorial é uma série de entrevistas com imigrantes da Bolívia, Nigéria e Haiti gravadas na SP Escola de Teatro, em que eles contam suas visões de mundo, histórias de luta e percepções sobre o Brasil. Os vídeos, editados pela comunicação da escola, se transformaram em QR codes que serão divulgados em pontos estratégicos da vizinhança, para qualquer transeunte ou morador fazer a leitura do código e assistir as entrevistas.

Os estudantes do curso técnico em teatro envolvidos nos projetos com estrangeiros são Juliana Ayres, de Técnicas de Palco; Jucenil Leonidas e Luiz Manuel, de direção; Iasmin Souza e Carolina dos Santos, de sonoplastia; e João Pedro, Suzana Horácio e Suelen Assis, de atuação.

João Martins, analista de projetos, é o idealizador da iniciativa ao lado de Camila Silva, antiga bibliotecária que continua parceira da instituição.

Confira alguns vídeos abaixo!

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais