Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

Publicado em: 28/09/2022 |

Começam em outubro, mais especificamente na terça-feira, 18, das 19h30 às 22h, na sede Roosevelt da SP,  as aulas do segundo semestre de português para refugiados e imigrantes. A iniciativa SP Oficinas de Língua Portuguesa é gratuita e aberta a todes, todas e todos estrangeiros que se interessarem e serão ministradas por João Martins, doutorando em Antropologia pela UNICAMP, mestre em Antropologia Social pela UFSC e colaborador da Instituição como analista de projetos, com o auxílio de estudantes da SP.  O projeto faz parte das ações do Programa Oportunidades da SP, que objetiva oferecer à comunidade do entorno das duas sedes (Brás e Roosevelt) ações educativas e formativas. Os encontros serão quinzenais nas datas: 18/10; 1º/11; 22/11; 6/12 e 13/12.

Interessados devem se inscrever nesta ficha: AQUI

Dúvidas e perguntas envie para o e-mail : e-mail [email protected].

O SP Oficinas de Língua Portuguesa é uma atividade que consiste na promoção de um curso de conversação do português exclusivamente e especialmente desenvolvido para imigrantes e refugiados que não têm o idioma como a língua materna. Conhecer a língua majoritária de um país não é apenas fundamental no processo de inclusão, mas também configura um direito dos imigrantes.

Confira como foi a apresentação de finalização do curso de Extensão Palhaçaria e Comicidades Negras

Segundo pesquisadores, uma das maiores dificuldades encontradas no período de adaptação a nova cultura é o processo de aprendizado do idioma, portanto justifica-se a necessidade da criação de programas específicos de ensino do português para esse público. Nesse contexto, a SP articula a relação entre teatro e aprendizagem/ensino para desenvolver o curso, para promover atividades lúdicas, como jogos teatrais. Num depoimento à equipe de comunicação da escola, o antropólogo e professor  João Martins explicou mais sobre a pedagogia e as pretensões do projeto:

“A ideia é juntar a arte educação, os jogos teatrais e o método do educador, filósofo e pensador Paulo Freire. Trabalhar as oficinas por meio da corporalidade e do lúdico, com aproximação da cultura brasileira, expressa em gírias, expressões idiomáticas, ditados populares.”

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões