Confira como foi a apresentação de finalização do curso de Extensão Palhaçaria e Comicidades Negras

Publicado em: 27/09/2022 |

Na última segunda-feira, 26, os participantes do curso de Extensão Cultural Palhaçaria e Comicidades Negras partilharam com o público os processos e vivências na performance E Agora Foi que eu Cheguei, na unidade Roosevelt da SP.

Cine Satyros Bijou exibe série Master Class – Poéticas da Atuação, de Lee Taylor, a partir desta segunda (26)

Orientados pela atriz, produtora e diretora Vanessa Rosa, o curso proporcionou aos participantes vivências práticas e teóricas a cerca da linguagem da palhaçaria negra e a comédia pensadas a partir das matrizes e motrizes de manifestações populares afro-brasileiras, como exemplo o jongo, o coco, o samba de roda e o cavalo marinho. Jogos, brincadeiras, corporalidade em narrativas cômicas, foram alguns dos elementos que compuseram a oficina, tendo em vista compreender o riso como tecnologia de sobrevivência e a alegria um fundamento-ético presente em diversas culturas negras afro-indígenas.

Vanessa Rosa é formada em Licenciatura em Arte Teatro pela Unesp-IA e pesquisa sobre Alegria como fundamento-ético. Atua há 18 anos entre escolas, cursos e pesquisas de campo, vivência as artes com foco na linguagem da comédia. Desde 2009 orienta grupos, coordena oficinas e facilita encontros artísticos, propondo práticas pedagógicas teatrais por intermédio de saberes ancestrais. Como atriz, produtora e diretora, durante 13 anos, junto a outres artistas do bairro do Grajaú/SP, desenvolveu pesquisas, projetos e a gestão de um Galpão Cultural, sendo contemplada por diversas leis de incentivo na área teatral, atuando e dirigindo diversos espetáculos entre o palco e a rua.

Coletivo Acuenda e Programa Oportunidades criam campanha de arrecadação de doces e brinquedos para o Dia das Crianças

Confira a galeria de fotos da apresentação:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024