EN | ES

Programa Oportunidades cria parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+

Publicado em: 30/11/2022

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro firmou uma parceria com a Casa 1 e oferece oficinas de jogos teatrais, via atividade de contrapartida, para jovens LGBT+, que foram expulsos de casa, atendidos pelo centro cultural.

Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, que é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso desta ação, serão realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.

Para essa nova parceria, as estudantes responsáveis são oMabz Oliveira da Luz e Hannah Abnner Amorim Ribeiro, que são do curso técnico de humor. Antes do início das atividades, elas passaram por uma formação política e cultural no espaço.

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

Fundada em 2017, a Casa 1 é um projeto de sociedade civil que tem como propósito a acolhida de jovens entre 18 e 25 anos que foram expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. O trabalho corre em paralelo às atividades do Centro Cultural e da Clínica Social, com todos os serviços ofertados gratuitamente.

Funcionando como casa de passagem, a residência tem como foco a promoção de autonomia e organização dos jovens que, de uma hora para outra, se veem sem um teto. Além das atividades temáticas pontuais, conta com aulas culturais e nesse contexto serão realizadas duas oficinas teatrais, a primeira foi na última sexta-feira, 25, e a próxima será no dia 2 de dezembro.

Confira algumas fotos:




Relacionadas:

Notícias | 08/ 02/ 2023

Inscreva-se no gratuito e presencial O Lugar da Fotografia na Cena Teatral Paulistana, com Bob Sousa

SAIBA MAIS

Notícias | 08/ 02/ 2023

Artistas da SP Escola de Teatro são indicados ao Prêmio Shell 2023; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 08/ 02/ 2023

Gabriel Cândido, artista egresso da SP Escola de Teatro, lança o segundo livro de sua trilogia dramatúrgica sobre ancestralidade negra

SAIBA MAIS