EN | ES

Programa Kairós tem atividades complementares com vagas abertas

Publicado em: 20/03/2015 |

Chá e Cadernos, Escambo Literário, Generosidades, Investigação Sobre Shakespeare, Leitura na Praça, Radioarte, Orfeu, SP Dramaturgias e São Paulo com Arte. Todos esses projetos estão com vagas abertas e, para se dedicar a algum deles não é necessário ser bolsista do Programa Kairós. Basta ir até a Sede Marquês da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na sala 17, e se inscrever.
A seguir, uma relação com a descrição de cada atividade, seu orientador, vagas disponíveis e horários:
Chá e Cadernos
O Chá e Cadernos pretende o tráfico de conhecimento e de aprendizado do “aparentemente proibido”. O espaço promove troca de conhecimento fora de um âmbito hierárquico, um terreno informal de reflexão que almeja a descoberta de novos caminhos na arte. Os aprendizes inscritos neste projeto auxiliarão na preparação dos encontros de “contrabando” cultural, mensais. Os chás estão abertos a aprendizes e público geral.
Orientação: Maurício Paroni de Castro.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (1 vaga).
Dia e horário dos encontros: Quintas-feiras, das 17h às 18h.
Escambo Literário
Esta atividade pretende a ampliação do projeto de câmbio de livros, nas instalações da SP Escola de Teatro e no entorno das sedes da Escola, onde aprendizes, colaboradores e comunidade poderão efetuar trocas de livros. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, planejamento, gerenciamento e divulgação desta ação. A atividade é transversal aos Cursos Regulares da Escola e tem por objetivo estimular a leitura através da troca e doação espontânea de livros.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (4 vagas).
É imprescindível que os candidatos tenham disponibilidade em um dos seguintes horários: terças e quintas: 09h às 11h30 (2 vagas) ou; terças e quintas:  15h às 17h30 (2 vagas) ou; quartas e sextas: 09h às 11h30 (2 vagas) ou; quartas e sextas: 15h às 17h30 (2 vagas).
Generosidades
Com o objetivo de abrir um espaço regular para o debate sobre a diversidade, este projeto pretende desenvolver diversos tipos de atividades, tais como: espetáculos, exibição de filmes, shows, debates, entre outros. Esta atividade será orientada por um artista convidado que elencará, junto às transgêneros participantes do projeto e os aprendizes contemplados, os pontos a serem trabalhados. A apresentação desta atividade será aberta a toda comunidade interessada.
Orientação: Cadu Witter.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos Regulares (Livre)
Dias e horários dos encontros: Segunda-feira, das 14h às 15h. Os aprendizes interessados nesta atividade deverão ter disponibilidade em mais um dia (período noturno) por mês que será para apresentação desta atividade ao público.
Investigação Sobre a Vida e Obra de Shakespeare
Investigação sobre as cenas do texto Romeu e Julieta, que resultará na apresentação de exercício cênico aberto ao público no final do semestre. Os aprendizes inscritos nesse projeto deverão ter excelente desempenho no seu Curso Regular, além de disponibilidade para a realização dessa atividade fora do horário de aula.
Orientação: Rodolfo García Vázquez.
Vagas Disponíveis: AT e HU ( 5 vagas), CE (2 vagas), DI (livre), IL (3 vagas), SO (1 vaga).
Dia e horário dos encontros: Segundas das 9h às 13h.
Leitura na Praça
O projeto Leitura na Praça propõe estimular e disseminar o livre acesso à leitura a partir da itinerância do acervo da Biblioteca da SP Escola de Teatro. A ação principal do projeto consiste em disponibilizar parte do acervo da biblioteca da Escola na Praça Roosevelt e entorno, incitando a ressignificação do espaço público como um possível ambiente de sala de leitura.  Pretende-se que dentro do polo de leitura sejam realizadas atividades elaboradas com o intuito de fortalecer a leitura no imaginário social, sem deixar de evocar direitos e deveres dos seus usuários.
Orientação: Roberta Gravina.
Vagas Disponíveis: AT, CE, HU e TP (1 vaga).
Dia e horário dos encontros: O dia e horário do encontro será negociado com a orientadora. O projeto acontece sempre no último sábado do mês.
Radioarte
Atividade praticada com rigor formal italiano de dicção na escola do Piccolo Teatro, técnica utilizada por Mauricio Paroni de Castro. A atividade contará com gravações no estúdio ou na biblioteca, para leituras dos textos empregados. Os textos são obras da dramaturgia e literatura universal, adaptados e reelaborados.
Orientação: Maurício Paroni de Castro.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (4 vagas).
Dia e horário dos encontros: Quartas-feiras, das 15h às 19h (sede Roosevelt).
Orfeu
Projeto destinado a suprir a inexistência de um banco de sons brasileiro, que contemple as particularidades das nossas paisagens sonoras. Prevê a criação de um banco de som com músicas, efeitos e sons que serão captados e editados pelos aprendizes do Curso Regular de Sonoplastia. Tem como objetivos capacitar os aprendizes de Sonoplastia nos expedientes técnicos de captação sonora e disponibilizar material sonoro gratuitamente no Portal da Escola.
Orientação: Raul Teixeira.
Vagas Disponíveis: SO (livre).
É imprescindível que os candidatos tenham disponibilidade, fora do horário de aula, para a orientação semanal, a ser agendada com o orientador.
São Paulo com Arte
Atividade que tem como intuito a realização de intervenções artísticas urbanas. A cidade é, por excelência, um lugar de experimento, palco de jogos imprevisíveis e espaço de encontro e negociações entre sujeitos. Mesmo que as comunicações ali inscritas e o uso de seus espaços sejam impostos, há sempre a possibilidade de subversão e ressignificação dos mesmos. Esta atividade tem como objetivo realizar ações detalhadas, de impacto visual, sonoro e cênico, que interfiram no cotidiano de um lugar e interrompam o fluxo da padronização e do estigma, propondo outras formas de olhar e pensar os espaços urbanos e seus habitantes. Os temas a serem trabalhados nas intervenções serão acordados entre orientador e aprendizes.
Orientação: André Capuano
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (Livre).
Dia e horário dos encontros: Módulo Azul – quartas-feiras das 14h às 17h | Módulo Verde – quintas-feiras das 10h às 13h
SP Dramaturgias
Trata-se da viabilização de um espaço voltado para a leitura de textos dramáticos inéditos. As leituras serão realizadas por aprendizes e colaboradores da Escola. A seleção dos textos a serem lidos se pautará em critérios artísticos (textos inéditos, que dialoguem com questões da contemporaneidade, quer na forma, quer no conteúdo) e pedagógicos (a partir de demandas e questões oriundas do trabalho desenvolvido entre formadores e aprendizes na Escola). Os aprendizes inscritos neste projeto colaborarão na leitura e seleção dos textos, escalação das fichas técnicas, na organização e acompanhamento dos ensaios e apresentações, participação nas leituras dentro das suas respectivas áreas de atuação e divulgação da atividade.
Orientação: Cecília Bilanski
Vagas Disponíveis: Atuação e Humor (3 vagas),Iluminação (2 vagas) e Sonoplastia (2 vagas).
Dias e Horários: Quartas-feiras às 19h30. Os aprendizes inscritos nesta atividade deverão ter disponíveis as terças-feiras e quintas a noite (para ensaios extras e apresentação ao público)

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS