O Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas, até o dia 19 de setembro, para as Atividades Complementares. Todos os aprendizes da Escola poderão se candidatar às ações, que oferecem mais de 10 opções, indo de investigação sobre a Grécia Clássica até leituras dramáticas.
Os participantes deverão entregar relatórios mensais e um relatório final para acompanhamento do desenvolvimento da atividade pelo departamento. Embora a atividade Embora a atividade não seja obrigatória, exige comprometimento dos selecionados.
SP Dramaturgias (Foto: Cristiane Camelo)
Os inscritos poderão desistir a qualquer tempo, desde de que avisem o orientador e o Programa Kairós. O abandono poderá resultar no impedimento de futuras candidaturas às atividades complementares do departamento.
Confira abaixo:
Ação cidadã/ Qual é o seu nome? – O projeto “Qual é o seu nome?” pretende desenvolver um olhar sensível sobre as diversas histórias de vida de moradores de rua. Tem como objetivo “trazer à luz” vozes e histórias ocultas e esquecidas dos sujeitos que vivem em tais condições. O desafio é saber quem são e quem foram estes indivíduos, hoje “invisíveis” à sociedade.
a) Orientação: Rita Couto
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (2 vagas).
Dia e horário dos encontros: Terça-feira, das 14h às 17h30.
Casulo – Projeto desenvolvido em parceria com companhias, grupos e produções de teatro. Visa a oportunidade de imersão dos aprendizes em processos de criação e pesquisas de companhias teatrais ou produções de caráter independente, por meio de observação ou de qualquer outro tipo de envolvimento com o trabalho.
Parceiro |
Áreas pretendias/ Quantidade de Vagas |
Dias de orientação/ Horários |
Orientação |
1. Galpão do Folias |
IL (2 vagas) SO (1 vagas) TP (1 vagas) |
A partir do dia 15/09 – todas as sextas, os sábados e domingos – início às 19h30. |
Dagoberto Feliz e Suzana Aragão |
2. Velha Cia |
DR (1 vagas) |
Palestras sobre o tema: dias 26 de Agosto, 9 e 23 de Setembro (terças-feiras às 20h) no Instituto Cultural Capobianco. De 2/09 a 2/10 às terças, quartas e quintas das 9h30 às 13h. Dia 25/11 – (um encontro – LEITURA ABERTA ENCENADA) às 20h. |
Kiko Marques e Virgínia Buckowski |
Chá e Cadernos – O Chá e Cadernos pretende o tráfico de conhecimento e de aprendizado do “aparentemente proibido”. O espaço promove troca de conhecimento fora de um âmbito hierárquico, um terreno informal de reflexão que almeja a descoberta de novos caminhos na arte. Os aprendizes inscritos neste projeto auxiliarão na preparação dos encontros de “contrabando” cultural, mensais. Os chás estão abertos a aprendizes e público geral.
c) Coordenação/orientação: Maurício Paroni de Castro
d) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (1 vaga).
Dia e horário dos encontros: Quintas-feiras, das 17h às 18h.
Investigação sobre a Grécia Clássica – Projeto que envolve seminários, palestras, debates e ensaios a partir do texto Antígona, de Sófocles, que resultará em um experimento cênico a ser apresentado para os outros aprendizes da Escola.
e) Coordenação/orientação: Rodolfo García Vázquez/ Elisa Band.
f) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Direção (livre), Dramaturgia (2 vagas), Atuação (4 vagas), Humor (8 vagas), Cenografia e Figurino (6 vagas), Sonoplastia (3 vagas), Iluminação (3 vagas), Técnicas de Palco (6 vagas).
Dia e horário dos encontros: segunda-feira das 9h às 13h.
Kabaridades – Tem como objetivo ser um espaço de estudo, demonstração e aperfeiçoamento de trabalhos cômicos. Nesta atividade serão propostos exercícios para construção de números ou esquetes cômicas, que culminarão na apresentação de um cabaret.
a) Coordenação/orientação: Daniela Biancardi/ Caco Matos.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Atuação (2 vagas) Cenografia e Figurino (1 vagas), Humor (livre), Sonoplastia (1 vagas – com domínio de algum instrumento musical).
Escambo Literário – Esta atividade pretende a ampliação do projeto de câmbio de livros, nas instalações da SP Escola de Teatro e no entorno das sedes da Escola, onde aprendizes, colaboradores e comunidade poderão efetuar trocas de livros. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, planejamento, gerenciamento e divulgação desta ação.
a) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (7 vagas).
É imprescindível que os candidatos tenham disponibilidade em um dos seguintes horários:
· Terças e quintas: 09h às 11h30 (2 vagas)
· Terças e quintas: 15h às 17h30 (2 vagas)
· Quartas e sextas: 09h às 11h30 (2 vagas)
· Quartas e sextas: 15h às 17h30 (2 vagas)
Leitura na Praça – O projeto Leitura na Praça propõe estimular e disseminar o livre acesso à leitura a partir da itinerância do acervo da Biblioteca da SP Escola de Teatro. A ação principal do projeto consiste em disponibilizar parte do acervo da biblioteca da Escola na Praça Roosevelt e entorno, incitando a ressignificação do espaço público como um possível ambiente de sala de leitura. Pretende-se que dentro do polo de leitura sejam realizadas atividades elaboradas com o intuito de fortalecer a leitura no imaginário social, sem deixar de evocar direitos e deveres dos seus usuários. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, o planejamento, a divulgação e a participação ativa nestas ações.
a) Orientação: Roberta Gravina.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
c) Entrega do relatório e do trabalho final até o dia 12 de dezembro de 2014, devidamente assinados e avaliados pelo orientador.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (5 vagas).
Dia e horário dos encontros: De terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h, sempre com agendamento prévio realizado com a orientadora.
Monitoria Operacional – Os aprendizes inscritos neste projeto farão monitoria na produção das atividades desenvolvidas e acolhidas pela Escola, tais como: exposições, residências artísticas, mostras e lançamentos. Terão como função a manutenção e organização de materiais e equipamentos, assessorar na montagem e desmontagem de cenários, na utilização de equipamentos e na operação de luz. Os aprendizes inscritos nesse projeto deverão ter excelente desempenho no seu Curso Regular, além de disponibilidade para a realização dessa atividade fora do horário de aula.
a) Orientação: Ricardo Pettine.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: IL (2 vagas) e TP (2 vagas).
Monitoria Teatropédia – Lançada em 21 de março de 2010, a partir de uma iniciativa da SP Escola de Teatro, a Teatropédia tem por objetivo mapear o teatro brasileiro e criar o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil. Atualmente, a Teatropédia conta com 7.000 verbetes, que compreendem as seguintes áreas: Artistas (Aderecistas, Atores, Atrizes, Bailarinos, Cenógrafos, Compositores, Coreógrafos, Críticos, Diretores, Dramaturgos, Figurinistas, Iluminadores, Músicos, Pesquisadores, Produtores, Sonoplastas, Tradutores, Técnicos de Palco, entre outros), Grupos, Fotógrafos, Instituições, Circo, Espetáculos, Eventos e Espaços teatrais. A monitoria na Teatropédia implica em pesquisa e redação de verbetes, ou seja, currículo de artistas com o máximo de informação sobre seus trabalhos. Portanto é necessário ter curiosidade e facilidade com pesquisa na internet. É essencial ter boa redação em português.
a) Orientação: Carlos Hee.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos Regulares (1 vaga)
Orfeu – Projeto destinado a suprir a inexistência de um banco de sons brasileiro, que contemple as particularidades das nossas paisagens sonoras. Prevê a criação de um banco de som com músicas, efeitos e sons que serão captados e editados pelos aprendizes do Curso Regular de Sonoplastia. Tem como objetivos capacitar os aprendizes de Sonoplastia nos expedientes técnicos de captação sonora e disponibilizar material sonoro gratuitamente no Portal da Escola.
a. Orientação: Raul Teixeira.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Sonoplastia (livre).
Radioarte – Atividade praticada com rigor formal italiano de dicção na escola do Piccolo Teatro, técnica utilizada por Mauricio Paroni de Castro. A atividade contará com gravações no estúdio ou na biblioteca, para leituras dos textos empregados. Os textos são obras da dramaturgia e literatura universal, adaptados e reelaborados.
a. Orientação: Maurício Paroni de Castro.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (08 vagas).
Dia e horário dos encontros: Quartas-feiras, das 15h às 19h (sede Roosevelt).
SP Dramaturgias – Esta atividade vincula-se ao projeto iniciado no primeiro semestre de 2012. Trata-se da viabilização de um espaço voltado para a leitura de textos dramáticos inéditos. As leituras serão realizadas por aprendizes e colaboradores da Escola. A seleção dos textos a serem lidos se pautará em critérios artísticos (textos inéditos, que dialoguem com questões da contemporaneidade, quer na forma, quer no conteúdo) e pedagógicos (a partir de demandas e questões oriundas do trabalho desenvolvido entre formadores e aprendizes na Escola). Os aprendizes inscritos neste projeto colaborarão na leitura e seleção dos textos, escalação das fichas técnicas, na organização e acompanhamento dos ensaios e apresentações, participação nas leituras dentro das suas respectivas áreas de atuação e divulgação da atividade.
a) Orientação: Camila Damasceno.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Atuação e Humor (2 vagas), Direção (2 vagas), Dramaturgia (1 vagas), Iluminação (2 vagas) e Sonoplastia (1 vagas).
Dia e horário dos encontros: Terça e quinta-feira às 19h.
Além do Gênero – A SP Escola de Teatro possui um projeto de integração social com transgêneros. Numa atitude pioneira, desde sua fundação, a Escola reserva aos transgêneros os cargos de recepcionistas, mas estes também, ocupam cargos no corpo administrativo da organização.
Com o objetivo de abrir um espaço regular para o debate sobre a diversidade, este projeto pretende desenvolver diversos tipos de atividades, tais como: espetáculos, exibição de filmes, shows, debates, entre outros. Esta atividade será orientada por um artista convidado que elencará, junto às transgêneros participantes do projeto e os aprendizes contemplados, os pontos a serem trabalhados. A apresentação desta atividade será aberta a toda comunidade interessada.
a) Orientação: Cadu Witter.
b) Entrega de relatório mensal até o dia 28 de cada mês.
Vagas Disponíveis: Todos os Cursos (10 vagas).
Dia e horário dos encontros: Segunda-feira, das 14h às 15h e quintas-feira das 19h às 21h.