EN | ES

Mesa de discussão: Produção cultural em tempos de crise é tema de palestra gratuita

Publicado em: 01/03/2021 |

Pedro Leão, Rodrigo Barros e Miguel Arcanjo Prado /Divulgação

Nesta quarta-feira, 03, a SP Escola de Teatro recebe o produtor Pedro Leão para falar sobre a produção cultural em tempos de pandemia.

A primeira sessão, mediada por Rodrigo Barros às 11h, será exclusiva para estudantes e acontecerá na SP Escola Digital, através da plataforma Sympla. Já a segunda, sob o comando de Miguel Arcanjo Prado às 14h, será transmitida ao vivo no canal do Youtube da escola.

Grupo Farra ColetivA, com estudantes egresso da SP, se apresenta no Festival TEIMA

A palestra é dividida em três temas (História da Produção Cultural no Brasil/ Mecanismos de Financiamento e Leis de Incentivo/ Escrita de Projetos e Captação de Recursos) e propõe uma apresentação do contexto histórico da produção cultural brasileira e elementos básicos do processo de realização de atividades de cunho cultural e artístico, com ênfase para a produção teatral.

Além disso, ele aborda os possíveis efeitos da pandemia de COVID-19 no setor e os desdobramentos previstos para 2021.

Grupo de estudantes da SP encena peça sobre a importância das memórias na sociedade digital

Dentre os pontos, destaca-se as diversas fontes de captação de recursos, parcerias com os setores públicos e privados e com artistas e grupos independentes, além dos mais variados incentivos, como: leis de fomento da Cidade de São Paulo, editais do Programa de Ação Cultural – ProAC do Governo do Estado de São Paulo, editais de entidades privadas e leis de incentivo fiscal como o PROMAC (SP), Proac-ICMS (SP) e Lei de Incentivo à Cultura (Federal), principalmente no que se refere às ações emergenciais, como financiamentos coletivos, chamamentos da Prefeitura de São Paulo, editais privados e outras medidas possíveis em defesa da classe artística durante o período de distanciamento social.

Toda a ação é realizada pelo produtor cultural Pedro Leão, que já realizou a palestra presencial em 2019 para estudantes e professores da Universidade Anhembi Morumbi. Em 2020, ele foi contemplado com o Chamamento Cultura Presente, da Secretaria Municipal de cultura de São Paulo, realizando a palestra virtualmente e ao vivo nas redes sociais da Casa de Cultura Tremembé.

Serviço
Evento: Produção Cultural: Desafios em tempos de crise
Quando: 03/03/2021
Horários:

11h – Sympla   com Pedro Leão e Rodrigo Barros (Assistente de extensão cultural)

14h- Youtube da SP Escola de Teatro – com Pedro Leão e Miguel Arcanjo Prado (Coordenador de Extensão Cultural)

 




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS