EN | ES

Prêmio Cláudia Wonder e show musical emocionam o público no encerramento da 11ª edição do SP Transvisão

Publicado em: 30/01/2023 |

Foto: Andre Stefano

A 11ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans se encerrou na noite do dia 29 de janeiro. Com entrada gratuita, o evento celebrou ao longo da última semana a visibilidade trans com diversas atividades presenciais e online, como mesas de debate, show, filme, espetáculo, exposição e sarau.

A iniciativa é idealizada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que gere o projeto da SP Escola de Teatro, em conjunto com entidades parceiras. A grande novidade deste ano foi o lançamento do Podcast Transvisão, que recebe convidados para falar sobre a visibilidade trans na sociedade atual, com dois episódios semanais até o dia 23 de fevereiro.

Para finalizar a edição presente do SP Tranvisão, a comemoração contou com o Show de Variedades, das artistas transexuais moradoras da Casa Florescer, e com a entrega do Prêmio Cláudia Wonder para personalidades trans que se destacaram em diversas áreas.

Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe solo de Cynthia Margareth no mês de janeiro

Neste ano, os premiados foram: Associação Brasileira Intersexo (ABRAI), por criar a página Visibilidade Intersexo no Facebook; Casa Florecer 2, pelo acolhimento de mulheres transexuais e travestis; Vitor Dell Orti, por ser o primeiro homem trans presidente de uma comissão da diversidade sexual e de gênero da OAB de São Paulo, na cidade de Votorantim; Ariadne Ribeiro, por ser professora convidada do curso de educação sexual e terapia sexual da UNISAL; Janaína Lima, por ser uma pessoa que deixou um legado de ativismo enorme a todos e por sua luta incansável pelos direitos LGBTQIA+; Athos Souza, por ser pesquisador sócio comportamental do Hospital das Clínicas da USP e colaborador no Saudiversidade do Instituto de Saúde Integral para as pessoas LGBTQIA+; NUDHES, por ser uma instituição vinculada ao departamento de saúde coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Bernardo Gonzales, atuante no mercado com gente e gestão, diversidade e segurança psicológica; Dionne Freitas, fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI).

As duas menções honrosas foram para Wallie Ruy, atriz do espetáculo Wonder, e para Padre Júlio Lancelotti, referência na luta pelos direitos humanos.

Cada dia da semana foi contemplado com uma programação especial, dentre elas estão os espetáculos Wonder e Les Girls, a exibição do filme e performance FRUTAS!, o show ilusionista Burlesque/Mágica, Trans Sarau e o espetáculo/performance Tríptico.

Entre os temas que foram abordados nas mesas estão: Não-binaridade, ageneridade e assexualidade; Intercâmbio Transvisão – Expectativas de novas políticas trans em rede nacional; Intersexualidade e gênero neutro; Intervenção por navegação de pares e Interseccionalidades: Raça e acessibilidade.

O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área e promove todos os anos uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.

Confira a galeria de fotos:




Relacionadas:

Notícias | 06/ 12/ 2024

Criada por egressos da SP Escola de Teatro, editora Efêmera lança dramaturgia argentina inédita no Brasil

SAIBA MAIS

Notícias | 05/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso gratuito “Atuando no audiovisual: presença e escuta”

SAIBA MAIS

Notícias | 04/ 12/ 2024

Encontro online “Processos de criação em Hello, Édipo” acontece neste sábado (7)

SAIBA MAIS