EN | ES

Preenchendo o Vazio

Publicado em: 25/11/2011 |

Um estudo cênico da obra “Construtores de Império ou Schmurz”, do escritor francês Boris Vian. Esse é “Construtores?”, um dos projetos que integram o Experimento do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que apresenta seu exercício cênico nesta semana.

 

(Arte: Rodrigo Meneghello)

 

Segundo Luciana Ramin, aprendiz de Direção responsável pela encenação, o grupo partiu desta obra para explorar outras dimensões. “Trabalhamos com uma série de conceitos, como: a necessidade que nós (humanos) temos de preencher os vazios; por qual razão construímos? Como a gente faz para construir com os materiais existentes e disponíveis? Quais são as estruturas que permanecem?”

 

Algumas dessas ‘”struturas” citadas pela diretora são a religião e a família, instituições que ainda marcam presença na vida da sociedade contemporânea. No caso da família, os “Construtores?” propõem uma reflexão em torno do dilema “trabalho-família” ou “família-trabalho”. “O que prevalece ou deveria prevalecer? Observamos a construção da família e tentamos perceber como as relações familiares se desenvolvem em conflitos individuais”, afirma Luciana.

 

Além de Boris Vian, a diretora comenta que, para chegar ao resultado final do projeto, o grupo pesquisou e tomou como referência, entre outros, quase todas as vanguardas europeias – o próprio Vian já esteve ligado a algumas, como o surrealismo – e leu artigos sobre o cinismo na contemporaneidade.

 

Outro ponto de destaque do trabalho, segundo Luciana, é a aproximação do teatro performativo ao teatro dramático. “Acho que a gente levantou bastante material que ainda precisa ser lapidado, mas conseguimos colocar em cena aquilo que idealizamos”, finaliza.

 

Para conhecer as datas e horários das apresentações do grupos do Módulo Vermelho, clique aqui.

 

 

Ficha técnica

Atuação e Humor: Barbara Mello, Felipe Frazão, José Alessandro SamPAIo e Thadeo Ibarra

Cenografia: Gabriel Netto, Má Fer De Biaggi, Mariana Bestetti Chiarello.

Cenotécnicos: Sir Carlos and Willian.

Direção: Luciana Ramin

Diretor colaborador: Leonardo Mussi

Dramaturgia: Dhaniel Graziane

Iluminação: David Felipe e Igor Augusto

Sonoplastia: Jery Montes e Stanley Campbell

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS