Ponto | Parabéns, Fernanda!

Publicado em: 16/10/2012 |

Hoje, 16 de outubro, a Sra. Arlette Pinheiro Esteves da Silva completa 83 anos de idade, dos quais mais de seis décadas foram dedicadas à arte de representar. Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, a ilustre aniversariante desta terça-feira é Fernanda Montenegro, uma das grandes damas do teatro brasileiro.

Para celebrar a data, o portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco relembra a passagem da atriz pela Instituição, no final da tarde do sábado, dia 3 de dezembro de 2011. Em sua primeira visita à Escola, que abriu a série “Diálogos da SP”, a atriz ministrou aos aprendizes uma palestra, com mediação de J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco.

Após uma extensa salva de palmas do público presente, Fernanda começou falando sobre a produção teatral de antigamente, que, segundo ela, era mais densa, ainda que hoje seja mais fácil obter patrocínio.

A partir daí, ela discorreu sobre a importância dos profissionais de teatro, os quais definiu como “matéria dos sonhos”, parafraseando Shakespeare. “Temos de fazer o público acreditar que somos essenciais, imprescindíveis, se não, não o atingimos. Isso tem de ser muito forte. Não é possível alcançar uma ‘luz’, se não tivermos essa loucura.”

Mantendo sempre o tom de voz sério,mas levando o público aos risos quando fazia algum comentário demasiadamente realista ou irônico, Fernanda voltou, mais uma vez, ao passado para comentar as fases do teatro das quais participou. “Vivíamos ensaiando de 12 a 14 horas por dia. Isso nos preparou para enfrentar textos longos e complicados. Era uma tortura? Era. Era impossível? Era. Mas quando me perguntam se eu voltaria a fazer tudo de novo, eu digo que sim.”

Fica a lição. Parabéns, Fernanda!

Texto: Majô Levenstein

Ponto | 14/ 07/ 2015