Ponto | Regras para montar um currículo de ator

Publicado em: 14/07/2015

Preparar um currículo pode parecer banal. Muita gente acha que é fácil e quanto mais informação melhor. Nem sempre. Imagine o outro lado, quem estará lendo seu currículo. Se for enorme, pode provocar desinteresse. Principalmente se o ator, atriz ou outro profissional não ser conhecido. Porque, convenhamos, atores famosos não mandam currículo para ninguém em busca de trabalho. São convidados.

Os iniciantes, no entanto, dificilmente serão convidados. A não ser por amigos ou colegas, esses também iniciantes. É ótimo fazer parte de um grupo de teatro formado por amigos. Mas a vida profissional vai muito além de uma ação entre amigos. Portanto, é sempre bom estar com o currículo pronto, atualizado e com as informações básicas e necessárias. E, principalmente, verdadeiras. Não invente cursos nem trabalhos, uma hora você poderá ser pego na mentira.

Sendo assim, leve em conta os dados que são imprescindíveis no currículo de um ator:

1. O nome artístico em destaque

2. Informações pessoais – nome completo, data de nascimento, endereço completo, RG/CPF, DRT, email, telefones de contato, mídias sociais e informações como altura, peso, manequim, cor dos olhos e cabelo

3. Formação acadêmica – nome do curso, instituição e ano

4, Formação Complementar – cursos menores, de curta duração. Escreva a instituição, carga horária e ano de realização

5. Experiência Profissional – não faça uma lista extensa demais, cite os últimos trabalhos e se tiver muitos, apenas os principais. Se tiver algum prêmio, cite. Mas apenas prêmios próprios, não se apodere de premiações que não são suas

6. Habilidades, como, canto, dança, circo, sapateado, instrumento musical, etc.

7. Idiomas – informe o nível de proficiência (básico, intermediário, fluente)

Você pode colocar apenas uma foto na página inicial. Não faça do currículo um book. Normalmente, as fotos são enviadas à parte. Utilize fontes de escrita como arial ou times new roman e não exagere no tamanho da letra. Currículos com muitas firulas são facilmente descartados.

Uma forma bem prática para ter seu currículo sempre atualizado é manter uma versão online de seus trabalhos. Para isso, basta se cadastrar na Teatropédia, que reúne os profissionais de Artes Cênicas de todo o País, e montar sua página.

Texto: Carlos Hee

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS