EN | ES

Ponto | Pablo Picasso: 91 Anos de Arte

Publicado em: 25/10/2011 |

Um dos mais completos artistas do século XX foi Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso ou simplesmente Pablo Picasso. O tamanho de seu nome faz jus à sua importância não só para os países pelos quais passou, mas, também, para o mundo.

 

Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, em Málaga, Espanha. Filho de Maria Picasso y Lopez – de quem pouco se sabe, a não ser por um retrato pintado em 1923 pelo próprio Picasso – e José Ruiz y Blasco, o menino que se interessou por arte muito cedo, aos sete anos, seria um dos pintores mais reconhecidos mundialmente, principalmente por seu quadro “Guernica”, no qual retrata a Guerra Civil Espanhola.

 

 

Pablo e o Teatro

 

Em 1916, por intermédio do pintor, dramaturgo e poeta Jean Cocteau, Picasso é convidado a fazer o cenário de “Parade”, um espetáculo da Cia. Ballets Russes, em Roma. Durante este trabalho, conheceu a bailarina Olga Koklova, com quem se casou e teve seu primeiro filho.

A fama veio em 1918, quando participou de uma exposição com o amigo Henri Matisse. Nessa época, Picasso começa a introduzir elementos do surrealismo em seus quadros, que ganharam traços disformes e primitivos, características deste movimento artístico. Em 1924, o pintor cria o maior painel em tecido já feito – com 10 metros de altura –, usado em outra apresentação de balé russo.

 

O maior painel em tecido do mundo pintado por Pablo Picasso, especialmente para um espetáculo de balé russo, em 1924 (Foto: Divulgação)

 

Após estas experiências, o artista se inspira e, em 1941, escreve sua primera peça, “Le Désir Attrapé Par la Queue” (“O Desejo Pego Pelo Rabo”). Seguindo seu novo estilo surreal, em 1947, Picasso é autor de mais um espetáculo, “Les Quatre Petit Filles” (“As Quatro Meninas”). Três anos mais tarde, inspirado em um quadro de El Greco, escreve “L’Enterrement du Comte D’Orgaz” (“O Enterro do Conde Orgaz”).

 

Embora não tenha mais se dedicado a vida de autor, aos 87 anos Picasso homenageia os palcos em gravuras que abordavam o universo do teatro.

 

 

Homenagens Brasileiras

 

Picasso morreu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França, e está sepultado no Castelo de Vauvenargues. Sua obra, porém, ainda é reverenciada mundo afora. No Brasil, em 2009, a Royale Escola de Dança homenageou o artista com “O Mundo Diverso e Singular de Pablo Picasso”, espetáculo de dança que retrata sua vida e obra. 

 

No ano seguinte, o grupo Barraquatro apresentou uma montagem da primeira peça escrita pelo pintor espanhol e em setembro de 2011, o Teatro Municipal de Araraquara recebeu a “Exposição Picasso – Guernica e o Século XX”, uma mostra sobre a repercussão de sua mais famosa obra e suas consequências para a sociedade da época.

 

 

Texto: Jéssika Lopes

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS