EN | ES

Ponto | O Teatro de Ouro Preto

Publicado em: 20/03/2012 |

Inaugurado em 6 de junho de 1770, o Teatro Municipal de Ouro Preto, antiga Casa de Ópera Vila Rica, é considerado o espaço teatral mais antigo da América do Sul. Palco de importantes manifestações artísticas em Minas Gerais, o teatro passou recentemente por um estrutural processo de revitalização, viabilizado pelo Monumenta BID – programa que objetiva a revitalização de centros históricos urbanos, a partir da recuperação de seu patrimônio histórico, financiado pelo Ministério da Cultura. Fechado em 2005, visando uma ampla reforma, sua reinauguração, em 2007, foi um dos atos de comemoração dos 296 anos da ex-Vila Rica, hoje, Ouro Preto, fundada em 8 de julho de 1711.

 

O Teatro de Ouro Preto (Foto: Divulgação)

 

J. C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, fala sobre um dos pontos fortes do local: “O teatro possui uma acústica privilegiada, e com a reforma, houve, também, uma melhora considerável de suas instalações”,afirma. 

 

 

Um Marco na História do Teatro Brasileiro

 

Em uma época na qual mulheres não podiam atuar e homens faziam papeis femininos, neste palco, foi dada a oportunidade para que algumas das pioneiras atrizes brasileiras pudessem subir em cena pela primeira vez.  Em 1889, o político e embaixador Rui Barbosa discursou no Teatro Municipal de Ouro Preto. Há relatos, ainda, de que Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto, importantes poetas da época, também recitaram seus poemas no local.

 

Em razão de seu valor arquitetônico, estético e cultural, o Teatro Municipal de Ouro Preto, caso atenda a uma lista de exigências da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), pode ser o primeiro patrimônio cultural da humanidade, no quesito teatro, entre uma lista de vários teatros barrocos situados fora do continente Europeu. 

 

 

Texto: Victor Serrano

Relacionadas:

Ponto | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Ponto | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Ponto | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS