Ponto | O que é DRT e como conseguir o registro

Publicado em: 09/06/2015 |

As siglas DRT sāo denominadas a partir de Delegacia Regional do Trabalho. O ator que possui o “DRT” significa que ele tem um registro profissional e regulamentado na carteira de trabalho.

De acordo com a lei 6.533 de 1978 todo cidadāo que tiver um registro profissional de ator, está apto para ser contratado para exercer a profissāo na TV, no cinema ou no teatro. Os atores amadores, assim chamados os que nāo possuem DRT, nāo poderāo ser contratados como atores profissionais.

Uma pessoa pode até pode trabalhar na TV sem o registro, mas não será mais que um figurante, ou personagem sem fala, e ainda no máximo num segundo plano.

O que fazer antes de obter o Registro Profissional de ator (DRT)?

É necessário ter cursado uma faculdade de Artes Cênicas, que dura entre 2 a 4 anos dependendo da escola escolhida ou fazer cursos reconhecidos pelo Sated do estado em que fez o curso ou mora.

Caso tenha participado de peças profissionais, cinema, televisāo, publicidade dentre outros projetos, pode-se comprovar a participaçāo por meio de documentos que comprovem sua legitimidade e apresentá-los no Sated. Para alguns casos, é necessário ainda passar por uma avaliaçāo de uma banca examinadora. Após a aprovação do Sated, o ator receberá o registro profissional (DRT) provisório, com a validade de um ano. Dentro de um ano, o ator terá que fazer pelo menos mais um trabalho para dar entrada ao DRT definitivo.

Como obter o Registro Profissional de ator (DRT)?

Existem duas formas de tirar o DRT:

Apresentaçāo do diploma que corresponda à capacidade profissional de Ator reconhecida pela Lei.

Comprovante de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias  profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva.

A partir dessa informaçāo existem duas formas de tirar o DRT: Sated ou Ministério do Trabalho e Emprego.

Sated

O Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversāo é o órgāo responsável por conceder o registro profissional para atores.

Para isso é necessário entrar no site http://www.satedsp.org.br/requerimento-para-atestado-de-capacitacao-profissional.html e preencher e enviar o formulário ou ir na própria sede para dar entrada ao registro.

Após a apresentaçāo da documentaçāo requerida atestando a capacidade profissional é necessário efetuar o pagamento de uma taxa.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Para tirar o DRT pelo MTE é necessário entrar no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam e preencher a solicitaçāo de registro profissional. Será obrigatória a apresentaçāo de uma via impressa e assinada. Depois entre no site http://saa.mte.gov.br escolha o estado desejado, o posto de atendimento e o tipo de atendimento – o tipo de atendimento é o de registro profissional e nāo sāo todos os postos que fazem esse tipo de atendimento. Você deverá informar seus dados, o dia e o horário escolhido para comparecer ao atendimento. Ao finalizar, é gerado um documento informando o local, data e horário e os documentos que deverāo ser levados a fim de serem avaliados pelo atendente. No dia do atendimento leve consigo todos os documentos originais e cópia dos mesmos.

Após a avaliaçāo será informado um novo dia para a retirada do DRT e os documentos que deverāo ser fornecidos para a retirada.

Nāo é necessário pagar nenhuma taxa.

OBS: Se for apresentado como documento de atestado de ator apenas o histórico escolar fornecido pela escola, o ministério do trabalho e emprego apenas poderá fornecer o registro profissional (DRT) provisório, no qual o ator terá um ano para dar entrada novamente e apresentar o diploma para o DRT definitivo.

Diplomas internacionas

Para os atores que estudaram fora do Brasil, é preciso ser feita uma traduçāo juramentada do seu diploma e entāo seguir os mesmo passos citados acima.

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator