EN | ES

Ponto | O passo a passo para enfrentar um teste

Publicado em: 16/06/2015 |

 

A carreira de ator implica, inevitavelmente, em fazer uma série de testes. Pode ser para um comercial, um filme ou uma peça de teatro. Não tem como escapar. Testes são inerentes à profissão. E sempre que surge um, o frio na barriga é uma reação normal. Afinal, ninguém vai para uma entrevista de trabalho como se fosse para um piquenique.

Por isso, vale a pena lembrar alguns passos que devem ser observados para garantir um bom desempenho. O que não significa que seja uma fórmula mágica para conseguir todo e qualquer trabalho, mas apenas uma maneira mais tranquila de enfrentar esse momento.

Primeiro, procure ter o máximo de informações sobre o teste. Informe-se, ainda, sobre como chegar ao lugar marcado. Tente saber para o que será o teste e descubra informações sobre a empresa, produto, diretores etc. Pergunte se será uma cena ou um monólogo, se precisa decorar algum texto ou receberá um na hora. E se precisa levar alguma coisa, como fotos, roupas, acessórios, currículo.

Segundo: prepare-se! Decore, estude e se prepare para o que será apresentado. Mostre para outras pessoas e aceite as críticas construtivas. Quanto mais você apresentar, mais confortável ficará com o texto.

Terceiro: deixe tudo organizado no dia anterior. Prefira roupas simples, sem estampa ou desenhos e evite branco e preto. Consulte a agência se tem algum tipo de roupa específica. Durma cedo para poder descansar e se alimente bem, mas evite comidas ácidas, gordurosas ou que contenham lactose e café, pois podem prejudicar suas cordas vocais.

Quarto: chegue cedo, mesmo sabendo que terá que esperar muito para ser atendido. Dessa forma, evita que outras pessoas cheguem antes e você tenha que esperar mais ainda. Teste podem demorar um dia inteiro e a tendência é o estresse só aumentar.

Quinto: não deixe transparecer seu nervosismo. É normal ficar nervoso, mas não deixe que todo mundo perceba. Mesmo porque todos estão na mesma situação. Isso não significa que você deva interagir com todos e ficar se comparando. Isso só ajuda a perder o foco.

Quando chegar sua hora, entre na sala do teste confiante, olhe nos olhos das pessoas que estiverem na sala e seja simpático e educado. Quando terminar o teste não fique fazendo perguntas aos diretores e produtores, simplesmente agradeça e saia.

Se ficar frustrado por ter feito alguma coisa errada, esqueça. Ficar batendo na tecla do erro não vai ajudar em nada. E tenha sempre em mente que um teste é apenas um teste e saiba ouvir um “não” e conviver com isso.
 

Texto: Carlos Hee

 

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS