EN | ES

Ponto | O Palco Mais Antigo do Ceará

Publicado em: 04/09/2012 |

Há 152 anos era construído, em uma cidade localizada a cerca de 370 quilômetros de Fortaleza, o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, que mais de um século e meio depois, ainda de pé, continua servindo de palco para ricas memórias.

 

A história do edifício teve início em 1860. Naquela época, Icó vivia sua fase áurea, graças, principalmente, ao seu comércio e à criação de gado. Financiada pelo médico e historiador Pedro Théberge, a obra marcou o ápice da cidade, mas chegou pouco antes dos dias mais difíceis da região. 

 

O Teatro da Ribeira dos Icós atualmente (Foto: Divulgação)

 

De 1862 a 1864, uma avassaladora epidemia de cólera acabou com parte significativa da população local. Já fragilizados, a partir de 1877 os habitantes ainda tiveram de enfrentar outra catástrofe: uma das piores secas do Brasil. O desenvolvimento da cidade foi seriamente ameaçado. 

 

Apesar das dificuldades, a cidade conseguiu manter intacto seu patrimônio arquitetônico e cultural. Desse acervo, o Teatro da Ribeira dos Icós, que foi tombado em 1983, é considerado uma das principais obras.

 

Uma curiosa história ronda a ocasião de sua inauguração. Em seu livro “À Margem da História do Ceará”, o historiador Gustavo Barroso recorda uma polêmica que surgiu, graças à rivalidade entre Icó e uma cidade vizinha, Aracati. Reza a lenda que a primeira tentativa de inaugurar a casa foi um fracasso, por falta de público. Isso teria acontecido porque nenhum membro da elite queria ser o primeiro a chegar e ser interpretado como exibicionista. 

 

Assim, as famílias se vestiram da forma mais elegante possível e esperaram em suas casas, ansiosas por uma definição, enviando escravos para checar se os primeiros convidados já tinham aparecido. A situação teria se estendido por toda a noite e a inauguração, cancelada. Nenhum documento confirma ou desmente a história.

 

Foi apenas no século 20 que os registros do teatro na história da cidade são mais detalhados. Nos anos 1930, foi detectado que seu estado de conservação era crítico e, por isso, ficou inativo em 1934. No ano seguinte, a Prefeitura anunciou que utilizaria recursos municipais e verbas arrecadadas em festivais artísticos para realizar os reparos necessários. Com a recuperação e reforma parcial, a casa foi reaberta.

 

Quase duas décadas depois, o cinema chegou ao edifício, que foi usado para a exibição de filmes. Nos anos 1960, até chegou a funcionar, no foyer do espaço, uma emissora de rádio, mas, nos 1970, o prédio novamente teve suas portas fechadas, por graves problemas na estrutura. 

 

Como resultado de um projeto de recuperação proposto por integrantes da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura do Estado, obras de restauração foram realizadas em 1979 e, em 1980, a casa foi reaberta, permanecendo assim até hoje. Ainda bem! A cidade de Icó e a Cultura agradecem!

 

 
Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS