EN | ES

Ponto | O Menor Teatro do Mundo

Publicado em: 31/01/2012 |

Incluído no Guinness Book desde 1997, o Teatrino de Vetriano, localizado na cidade de Lucca, Itália, com seus 71 metros quadrados e 65 assentos doados pela população da região, é considerado o menor teatro do mundo. Parte da história da cidade, a casa é reverenciada pelos moradores de sua região e tida como patrimônio histórico e cultural.

 

Teatrino de Vetriano (Foto: Divulgação)

 

Tudo começou em 1890, quando um engenheiro de sobrenome Biagini doou seu celeiro para concretizar a construção de um teatro no município, que, na época, tinha uma população de apenas 400 pessoas. A aldeia inteira, entusiasmada com a ideia da expansão cultural surgida com a aquisição do teatro, trabalhou em sua construção. Seu primeiro grupo de investidores era composto por 18 pessoas, que depositavam um pré-pagamento de duas liras e cinquenta cêntimos por mês até a conclusão da obra.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, um período de falência e fuga de alguns investidores, o Teatrino acabou sendo um mau negócio. Longas dívidas contribuíram para que parte de seu terreno fosse cedida à câmara municipal da cidade, e uma tentativa de restauração pelos proprietários majoritários foi interrompida por conta do estado precário do prédio. Em 1997, os herdeiros Biagini doaram a sua quota de propriedade para o Fondo per l’Ambiente Italiano – FAI (Fundo de Patrimônio Italiano), e novamente começaram a captação de recursos para a reestruturação do teatro. 

 

Sob supervisão da Diretoria dos Fundos de Recuperação de Monumentos da Itália, iniciou-se um trabalho de recuperação importante, liderado pelo arquiteto William Mozzoni, que conseguiu concluir as obras em 2002. Algumas peças raras e originais foram recuperadas completamente, ao mesmo tempo em que novos espaços e acessórios foram obtidos graças a colaboração dos vizinhos.

 

Finalmente, em 2003, após passar por períodos conturbados, o Teatrino voltou a receber companhias teatrais e retomou o titulo de menor teatro do mundo. Atualmente, abriga eventos em colaboração com a Academia de Teatro Ala Escala e ainda é visitado por turistas de todo o mundo.

 

Texto : Victor Serrano

Relacionadas:

Ponto | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Ponto | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Ponto | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS