Ponto | O maior teatro do mundo

Publicado em: 28/01/2014

Você sabe qual é o maior teatro do mundo? Há duas formas de classificar: por capacidade de público e por área total.

 

Segundo o Guinness Book, o grande vencedor no quesito capacidade de espectadores é o Renmin Dahuitagn, que fica em Pequim, na China. Chamado de “Edifício Nacional de Encontro do Povo”, esse grande espaço, construído em 1959, pode receber até 10 mil pessoas – ainda que não tenha sido feito especialmente para apresentações artísticas. 

 

O interior do Renmin Dahuitagn

 

O edifício, desenhado por Zhang Bo, tem 171.800 metros quadrados, 356 metros de comprimento e 206,5 metros de largura. Na calha do portão principal está o emblema nacional do República Popular da China.

 

Agora, considerando o tamanho do espaço em si, é impossível bater a Cidade-Teatro de Fazenda Nova, localizada no interior de Pernambuco. Como o próprio nome já diz, esse teatro, um gigante palco a céu aberto, detém proporções colossais: 100 mil metros quadrados.

 

Idealizado e construído pelo produtor cultural gaúcho Plínio Pacheco, o espaço ficou pronto em 1968, sendo como uma réplica de como a cidade de Jerusalém era no século 1. Aliás, é ali que é encenada, anualmente, a tradicional “Paixão de Cristo”. 

 

Cidade-Teatro de Fazenda Nova

 

A Cidade-Teatro sedia, ainda, um outro espetáculo: “Noite feliz – nascimento de Jesus”, montado em dezembro. Durante o resto do ano, o local fica aberto e serve como uma espécie de cenário para a Pousada da Paixão, uma hospedaria temática ambientada na Idade Antiga.

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS