Ponto | Lugar de Rock, Bebê!

Publicado em: 19/02/2013

Você sabia que os teatros já serviram de  palco para muitas bandas de rock nas décadas de 60 e 70? Naquela época, os músicos procuravam lugares alternativos para se apresentar, desejavam sair dos mesmos locais de sempre, clubes e boates, e aumentar o número de shows e de espaços para suas apresentações. Foi quando alguém teve a ideia de alugar um teatro, numa segunda-feira, e programar um show.

A novidade rendeu um ótimo casamento, pois alguns teatros não abriam às segundas e, com os shows, começaram a ver essa nova possibilidade de incrementar o faturamento.

Oswaldo Vecchione, líder da lendária banda Made in Brazil, explica que o dia foi batizado de “Segunda Tem Rock”, depois, “Hoje é Dia de Rock”. “Foi um movimento que deu muito certo, logo se espalhou pelo interior de São Paulo, para cidades como Campinas, Santos, São José dos Campos, entre outras, e  teve a participação das principais bandas da época, como Beat Boys (Argentina), Sic Sun Ress, Pulguentos, Beatniks, Distorção Neurótica”, lembra o músico. E, claro, do Made in Brazil.

No Teatro Oficina, o diretor Zé Celso Martinez Corrêa também montou uma banda com músicos e atores, chamada Carneiro Verde, aderindo à ideia dos shows nos teatros, às segundas.

Hoje em dia não é difícil encontrar bandas tocando em teatros, mas para os anos 60 e 70, isso representou um movimento revolucionário. Recentemente, essa ação parece ter voltado à tona e os teatros têm aberto suas portas para os chamados “grupos underground”. Os Satyros, por exemplo, recebeu alguns shows da banda Saco de Ratos, liderada pelo dramaturgo Mário Bortolotto. No Espaço Parlapatões, também já acompanhamos algumas apresentações, como as da banda Fábrica de Animais, da atriz e diretora Fernanda D’Umbra. O Club Noir é outro teatro que sempre oferece espaço para os roqueiros de plantão. Afinal, teatro é lugar de rock, bebê.





 

Texto: Eric Vecchione

 

 

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS