EN | ES

Ponto | Lambe a foto, Lambe o Palco

Publicado em: 29/05/2012 |

Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, uma família posava para uma foto. À frente deles, o fotógrafo cobria a cabeça no pano preto e mirava o grupo através da caixa apoiada sobre um tripé. 

 

Click!

 

Minutos depois, o fotógrafo retirava da caixa uma chapa de Prata. Antes de revelar a foto, ele lambia o objeto! 

 

Em 1914, esse tipo de câmera ajudou a popularizar a fotografia e seu processo de revelação da imagem rendeu o nome do profissional. Lambe-lambe era um fotógrafo ambulante que ficava em praças ou em grandes centros oferecendo seus serviços. Nos anos 1950, com a febre das fotografias 3X4, eram os únicos a revelar a imagem, em no máximo, 20 minutos.

 

A origem do termo surgiu de o fotógrafo lamber a foto para testar a fixação da imagem. Depois de revelada, a chapa de Prata passava por um banho de uma solução ácida que em contato com ela transformava em Tiossulfatos de Prata. A substância tinha sabor doce e o profissional costumava passar a língua no material para confirmar o acabamento.

 

Cia Entre Linhas e Caixa Lambe-lambe

 

O Lambe-lambe no palco 

 

Na década de 1980, duas bonequeiras se apropriaram dessa linguagem e desenvolveram espetáculos teatrais inspirados nas antigas caixas de fotografia.

 

A baiana Ismine Lima e a cearense Denise di Santos foram as pioneiras no Teatro Lambe-lambe. A técnica utiliza caixas pequenas, isoladas do som e luz externos, configuradas para receber um espectador por vez. Atrás do pequeno palco, um manipulador encena histórias curtas utilizando bonecos animados. Do outro lado, uma pessoa assiste tudo por uma pequena abertura.

 

Entre os principais coletivos está o Grupo Caixa de Imagens, formado em 1994 por Mônica Simões, Carlos Gaúcho e com participação especial do fotógrafo Adalberto Lima. No repertório de mais de 20 peças, estão montagens como “O Fotógrafo” e uma adaptação do clássico “Lady Macbeth”, de Shakespeare. O grupo já viajou por três continentes, passando por 12 países.

 

Já a Cia Andante de Teatro tem destaque na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Nascida em 2005, tem elenco composto por Jô Fornari, Laércio Amaral e Sandra Knoll. Além de oficinas de criação de palco e miniaturas, o coletivo publica a Revista Lambe-lambe, que cobriu a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe no País, em agosto do ano passado.

 

Texto: Leandro Nunes

 

 

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS