EN | ES

Ponto | Hypokrités

Publicado em: 01/11/2011 |

Você sabe a origem da palavra hipocrisia? Não? Para explicar, temos que viajar à Grécia Antiga e dar uma breve olhada no teatro da época.

 

O teatro era sempre ao ar livre e apenas os homens podiam participar dos espetáculos, que se dividiam em dois gêneros: comédia e tragédia. Para se apresentar, os atores deveriam vestir máscaras que, por sua vez, eram responsáveis pela caracterização da personagem, revelando, assim, seus traços psicológicos e personalidade. 

 

Máscaras da comédia e tragédia, respectivamente (Imagem: Divulgação)

 

Cada máscara recebia um nome referente ao tipo de “persona” que caracterizava, ou seja, a personagem que o ator representava. Assim, nesta época, ao mencionar qualquer artista que exercia o ofício de ator, os gregos empregavam a palavra “hypokrités” que simbolizava, artisticamente, a pessoa que representava, utilizando-se de várias faces, por conta do uso de máscaras diferentes. 

 

Com o passar do tempo, como já é possível imaginar, a palavra foi ganhando outros significados, até chegar, finalmente, à acepção que conhecemos atualmente: ser hipócrita, corresponde ao ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que não são verdadeiros. Dessa forma, dá-se a entender, que quem está pretendendo ser o que não é, está “vestindo máscaras”, adotando uma outra identidade que não a sua própria e, por consequência, agindo como um “hypokrités”.

 

Porém, não só para os gregos, como para muitas outras culturas da antiguidade, a máscara sempre foi de extrema importância e seu uso e suas funções excediam o campo artístico. Em rituais sociais ou religiosos, por exemplo, ela era instrumento de contato com deuses e espíritos da natureza. 

 

Como uma infinidade de palavras que têm seu significado alterado com o passar do tempo, hipocrisia teve, também, seu valor totalmente modificado. E, antes utilizada para descrever uma representação artística, hoje, ganhou outros contornos e é utilizada no sentido negativo, como algo negativo e imoral. Ainda assim, esta é mais uma herança do mundo grego que sobreviveu aos séculos e pode ser contada em forma de história para relembrar os primórdios da arte teatral e seu impacto e influência em toda a sociedade.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Ponto | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Ponto | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Ponto | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS