EN | ES

Ponto | De Barracão a maravilha arquitetônica

Publicado em: 03/02/2015 |

No centro de Manaus, com sua característica cúpula destacando-se na paisagem, há um espaço teatral de proporções colossais que fascina tanto por sua estrutura quanto por seu legado histórico. O Teatro Amazonas recebeu, ao longo de seus quase 120 anos, uma extensa lista de importantes espetáculos de teatro, dança e ópera.

 

Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o teatro foi construído graças à desenfreada exploração da principal matéria-prima da região amazônica na época, a borracha.

 

Comparado às maiores casas de espetáculos europeias, com as quais mantém certa semelhança, o luxuoso espaço, no entanto, surgiu de uma situação bem menos sofisticada.

 

Teatro Amazonas: herança do ciclo da borracha

 

Muito antes de sua construção, em 1840, o Forte de São José do Rio Negro – fortificação erguida no século 17 à margem esquerda da barra do rio Negro, um pouco acima de onde ele se encontra com o rio Solimões, que precedeu a fundação de Manaus –, já sediava um teatro, mas ao ar livre.

 

Logo, para preencher a demanda dos artistas de todo o Brasil que se apresentavam ali, um barracão de palha foi montado na cidade. Impressionado com o número de visitantes que o espaço recebia, em 1881 o deputado Antônio José Fernandes apresentou um projeto de Lei em prol da construção de um edifício teatral. 

 

O projeto alegava que a cidade não dispunha de “edifício próprio para representações teatrais, cuja distração é incontestavelmente de utilidade e muito concorre para a civilização da nossa sociedade” e “que a província se acha em condições de satisfazer esta necessidade, que também concorre para o embelezamento da cidade”.

 

Em junho do mesmo ano a Lei foi sancionada, autorizando a construção de um teatro de alvenaria. Após receber projetos de arquitetura, cujo orçamento inicial foi fixado em 250 contos de réis, as obras tiveram início em 1884, mas de 1886 a 1893 ficaram paralisadas, sendo retomadas pelo governador Eduardo Ribeiro.

 

Na verdade, em 1896, na ocasião de inauguração, o teatro ainda não estava totalmente pronto, faltando detalhes em sua estrutura e na decoração. 

 

Mais recentemente, em 1990, o Teatro Amazonas foi restaurado pelo Governo do Estado e segue enchendo os olhos de quem passa por essa cativante cidade.

Relacionadas:

Ponto | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Ponto | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Ponto | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS