O inverno chegou ao fim, é primavera!
Você sabia que a estação das flores tem uma história antiga com o teatro? Tal relação remete à Grécia Antiga, berço do teatro ocidental. Como se sabe, o culto ao deus Dioniso, em Atenas, deu início às manifestações teatrais, que eram apresentadas em festivais fundamentais para a democracia.
Filho de Zeus com uma mortal, Sêmele, Dioniso era o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, do delírio místico. Por conta da ligação com a colheita, diz-se que ele se recolhia no inverno e voltava à vida na primavera, ocasião em que era celebrada a fertilidade nos campos. Assim, com a chegada desta bela estação, o deus era saudado com ritos e muitas festas.
Por aqui, em São Paulo, a saudação à primavera fica a cargo da Satyrianas, evento promovido anualmente pela Cia. de Teatro Os Satyros, que chega à sua 25ª edição, trazendo 78 horas ininterruptas de teatro, literatura, performance, dança e música.
Como escreveu Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, em sua coluna, no ano passado: “É primavera, é tempo de reinventar a vida! Como na Grécia Antiga, quando a primavera – o tempo da colheita, da festa, da poesia e da celebração – surgia para ressignificar a vida. Renasçamos, então! Que Dioniso esteja conosco e o espírito da Satyrianas nos inspire!”.