EN | ES

Ponto | 117 anos de Brecht

Publicado em: 10/02/2015 |

Nascia, há 117 anos, um dos maiores nomes da história do teatro mundial: Eugen Berthold Friedrich Brecht (1898-1956). Poeta, dramaturgo e diretor, foi o responsável por desenvolver o conceito de teatro épico e revolucionou a visão das artes cênicas com suas ideias.

 

Alemão nascido em Augsburg, foi estudante de medicina e serviu como enfermeiro na Primeira Guerra Mundial, tornando-se depois dramaturgo e diretor, dono de uma obra considerada uma das mais importantes do século XX, pelo esforço de transformar o teatro em arma de consciencialização e politização. 

 

Além disso, Brecht é sem dúvidas um dos autores mais encenados da história. Num mundo abalado por guerras e tensões ideológicas, o caráter político de seu trabalho se faz nítido em peças como “A Santa Joana dos Matadouros” (1931), “Vida de Galileu” (1938) e “Mãe Coragem e seus filhos” (1939).

 

Em 1928, obteve sucesso com “A ópera dos três vinténs”. A peça, criada em parceria com o compositor Kurt Weill, foi o primeiro experimento do teatro épico brechtiano, cujas raízes residem nos experimentos teatrais do diretor Erwin Piscator e do ator e diretor Vsévolod Meyerhold, além do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski. Sua proposta girava em torno do efeito de “distanciamento”, cuja intenção era estimular o senso crítico do espectador, aliado a narrações não lineares e a adoção da razão em detrimento do sentimento, que norteava o teatro dramático.

 

No final da década de 1920, Brecht aderiu ao marxismo, dedicando-se a questionar as relações humanas instauradas no sistema capitalista. Crítico audaz da ideologia nazista, teve de fugir de Hitler nas décadas de 1930 e 1940, exilando-se na Dinamarca, após passar por Áustria e Suíça. Mais tarde, ainda ficaria na Finlândia, Suécia, Inglaterra, Rússia e nos Estados Unidos.

 

O primeiro texto de Brecht a estrear no Brasil foi “A exceção e a regra”, em 1956, na Escola de Arte Dramática – EAD. Já a primeira montagem profissional se deu com “A alma boa de Set-Suan”, pelo Teatro Maria Della Costa – TMDC, em 1958. Nos anos seguintes, o Teatro de Arena e o Teatro Nacional de Comédia (TNC) foram outras companhias a produzir espetáculos a partir de textos do alemão.

 

A Cia Berliner Ensemble, companhia fundada pelo próprio Brecht em1949, também fez apresentações de suas peças por aqui.

Relacionadas:

Uncategorised | 14/ 07/ 2015

Ponto | Regras para montar um currículo de ator

SAIBA MAIS

Uncategorised | 30/ 06/ 2015

Ponto | O nu coletivo no teatro brasileiro

SAIBA MAIS

Uncategorised | 23/ 06/ 2015

Ponto | Pequena biblioteca para atores

SAIBA MAIS